Pró-Reitora de graduação participa de reuniões no Campus Caxias e outras instituições

Por em 22 de março de 2024

Na quinta-feira, dia 21 de março, a Pró-Reitora de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professora Monica Piccolo, esteve com sua equipe no Campus Caxias para uma reunião com docentes e dirigentes do Campus com o intuito de alinhar as questões relacionadas ao Curso de Medicina. A Diretora do Campus, professora Valéria Cristina Soares Pinheiro, a Assessora da Direção, professora Maria de Fátima Alencar Rios, a Pró-reitora adjunta de graduação, professora Claudene Barros e a chefe de departamento de Ciências da Saúde, Irene Silva, estiveram presentes.

A Pró-reitora falou: “Hoje tivemos um dia intenso de trabalho. As ações foram inteiramente voltadas para a organização, melhoramento e discussão do internato do Curso de Medicina, que terá início a partir de 1º de abril”.

Em seguida houve uma reunião com representantes do Judiciário. “Buscamos passar ao Poder Judiciário questões específicas da universidade, informações que possam instrumentalizar as suas deliberações”, ressaltou a pró-reitora.

Ela prosseguiu, citando as ações desenvolvidas à tarde: “Iniciamos com uma reunião com representantes dos alunos da turma de 2018 e do Centro Acadêmico. Os alunos que desejam realizar o estágio, o internato em São Luís. Foi uma longa discussão e nós, da Pró-reitoria de graduação, colocamos os elementos que justificam o início e a plena realização integralmente do internato no município de Caxias. O principal argumento é que Caxias dispõe de uma rede hospitalar que pode, sim, receber os nossos alunos, o município se encontra pronto para isso”, enfatizou.

No final da tarde, a reunião foi com a secretária de saúde do município, Mônica Santos Gomes, para um alinhamento das decisões e orientações para o início do internato. Na ocasião também estavam presentes o coordenador do estágio, professor Pierre Rodrigues e o professor Romário de Sousa Oliveira.

De acordo com o professor Romário, “talvez o principal desafio dos alunos seja o desconhecimento sobre a rede. Temos uma atenção primária de boa qualidade. É normal que existam desafios e esse é o início”, acredita.

A Secretária Municipal de Saúde também fez uso da palavra: “As dificuldades existem em todo lugar. Temos receptividade com os alunos, aqui eles encontram a porta aberta. Na nossa rede nos dedicamos aos processos de trabalho”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira