Reitor e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação participam de aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação no Campus Caxias

Por em 15 de março de 2024

Foi realizada na tarde do dia 11 de março, no Auditório Leôncio Magno, Campus Caxias, a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação. O Magnífico Reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Marcelo Cheche, a vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação, Prof.ᵃ Dr.ᵃ Sannya Fernanda Nunes, o Coordenador do Mestrado em Caxias, Prof. Dr. Raimundo Nonato Moura Oliveira, professoras do PPGE, diretores de cursos e chefes de departamento do Campus participaram do evento.

“Estamos muito otimistas com relação à pesquisa em 2024. Encaminhamos propostas para avaliação. É importante que tenhamos a evolução da pós-graduação na Uema. A iniciativa de abrir uma turma específica em Caxias mostra a importância dessa cidade e desse campus, mostra a força da nossa instituição no interior. Temos que pensar na Uema no Maranhão, para que possamos consolidar a trajetória do Mestrado. Isso dá um sentimento de pertencimento. Desejo que tenham sucesso. Parabéns pela iniciativa!”, ressaltou o reitor.

A turma é formada por 14 mestrandos oriundos dos estados do Maranhão e Piauí. É uma experiência pioneira da Uema quanto à interiorização da pós-graduação na instituição.

“Atualmente a Uema tem 18 mestrados e 7 doutorados. Jamais tivemos um curso com nota reduzida. O importante é crescer com solidez. Temos que vivenciar o movimento de expansão e interiorização (Caxias é a 2ª força na pós-graduação da Uema). Se for aprovado o Doutorado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde do Campus Caxias, ele será o 2º doutorado no estado do Maranhão entre todas as instituições de ensino. Essa iniciativa é inovadora. Temos que unir as forças de um multicampi e, enquanto houver demanda, fazer o possível para oferecer cursos. Reunir esforços para um desenho novo”, comenta o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Marcelo Cheche.

A área de concentração do Mestrado é Gestão e Formação de Professores para a Educação Básica. Existem duas linhas de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas e Gestão Educacional Escolar.

“Os Programas de Mestrado são avaliados a cada 4 anos. A participação em fóruns representativos da área nos fortalece. Essa turma de Caxias é uma aposta audaciosa, uma interiorização e expansão da demanda. Serão 2 anos de muitas atividades”, enfatizou a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado Profissional em Educação, Prof.ᵃ Dr.ᵃ Sannya Fernanda Nunes Rodrigues.

A acadêmica Aline Borba, que fará o Mestrado, se manifestou: “Escolhi a área de Formação de Professores. É um momento muito significativo, pela sua importância. É importante para nós, que atuamos na sala de aula, da nossa formação enquanto professor, vamos ressignificando, evoluindo. Esse Mestrado é muito importante para Caxias”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira