Superintendência de Gestão Ambiental da Uema recebe representantes da Agência Executiva Metropolitana do Governo do Maranhão para estreitar parcerias

Por em 15 de março de 2024

No dia 13 de março, (quarta-feira), a Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu a visita dos representantes da Agência Executiva Metropolitana do Governo do Maranhão (AGEM), o presidente Leônidas Araújo e a arquiteta e urbanista Daniela Pimentel, do Setor Ambiental, Social e Governança (ASG/AGEM), e o Assessor da Reitoria Professor Luiz Jorge Bezerra com o propósito de fortalecer parcerias e assuntos relevantes relativos à Gestão de Resíduos Sólidos.

A Superintendente, Professora Andréa Araújo do Carmo, na companhia da equipe técnica da AGA e dos Chefes de Divisões Prof. Dr. Jonh Ausique da Divisão de Educação Ambiental e a Engenheira agrônoma Maria Izadora, apresentaram as ações e atividades realizadas na Universidade Estadual do Maranhão no âmbito da Gestão Ambiental. Durante a reunião, foram discutidos projetos em andamento e possíveis parcerias futuras que poderiam contribuir para fortalecer a Gestão de Resíduos Sólidos na região.

Além das instalações da AGA, os visitantes também foram conduzidos a outros setores colaboradores da AGA, (Contêiner da AGA, Ecoponto, Restaurante Universitário e Fazenda Escola na Unidade de compostagem) o que lhes permitiu compreender de forma mais aprofundada o funcionamento e as atividades realizadas em cada setor. Um breve circuito foi realizado com os visitantes pela coordenadora do projeto Circuito Sala Verde, Professora Kelly Fernanda, proporcionando-lhes uma visão abrangente das ações ambientais desenvolvidas pela Uema.

Esta visita representou uma valiosa oportunidade de intercâmbio de conhecimento e estabelecimento de colaborações entre a AGA/Uema e a Agência Executiva Metropolitana do Governo do Maranhão, visando aprimorar a Gestão de Resíduos Sólidos e promover a preservação ambiental na região. A cooperação e o diálogo entre instituições são essenciais para alcançar resultados eficazes na área ambiental.

Superintendência de Gestão Ambiental (AGA)

Instituída em 2015 e chamada inicialmente de Assessoria de Gestão Ambiental, a AGA tem como meta desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que envolva todos os segmentos da Universidade na resolução de problemas socioambientais da IES. Por meio do desenvolvimento da consciência ecológica e do envolvimento dos diferentes setores, acredita-se ser possível incorporar ações que possam levar à consolidação de hábitos sustentáveis e necessários para uma melhor qualidade de vida e conservação do ambiente.

Por: Superintendência de Gestão Ambiental (AGA)/Uema

Fotos: Luís Paulo