Uema abre inscrições para Exame de Proficiência em Língua Estrangeira para Programas de Pós-Graduação

Por em 15 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Línguas (Nuclin), vinculado ao Departamento de Letras do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), anuncia a reabertura de inscrições para o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, destinado a processos seletivos de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado/doutorado) em 2024.

O Exame de Proficiência tem como objetivo avaliar a habilidade em língua estrangeira, sendo oferecidos testes de proficiência em Inglês e Espanhol. A Comissão de Proficiência, designada pela Coordenação do Nuclin da Uema, será responsável pela elaboração, aplicação e correção dos exames.

As inscrições para os exames estão abertas de 14 de março a 12 de abril de 2024, exclusivamente online, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGb7VmjGfMdeT3_SVf0F1CqC_V1v3X6tWH1b2o5eggmthZ-w/viewform?usp=sf_link disponibilizado também no Edital n.º 01/2024 – Nuclin/Uema. Para cada idioma escolhido, os candidatos deverão efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 150,00, através de transferência bancária ou depósito identificado na conta corrente do Nuclin.

É importante ressaltar que as inscrições realizadas via Pix não serão aceitas, uma vez que o CNPJ não está registrado como chave Pix, e o Nuclin não se responsabilizará pela devolução da taxa depositada por esse meio.

O Exame de Proficiência consistirá em 10 questões, podendo ser 6 de múltipla escolha e 4 discursivas, ou 5 de múltipla escolha e 5 discursivas, tanto em Inglês quanto em Espanhol. Os candidatos que residem em São Luís e Região Metropolitana terão a opção de realizar a prova de forma presencial ou remota, enquanto os candidatos do interior do Maranhão e de outros estados farão a prova apenas no formato remoto.

Os candidatos que forem realizar a prova presencial, esta acontecerá no prédio de Letras da Uema, com data e horário informados no cronograma anexo ao edital. A duração do exame será de três horas.

Essa oportunidade oferecida pela Uema visa facilitar o acesso dos candidatos aos programas de pós-graduação stricto sensu, garantindo uma avaliação justa e confiável de suas habilidades em língua estrangeira.

Acesse o edital AQUI!

Por: Karla Almeida