Uema agora é ProfÁgua: Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Por em 26 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) acaba de ser aprovada para integrar o Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, conhecido como ProfÁgua, as aulas terão início no segundo semestre. Com isso, a instituição se une a uma rede de excelência no ensino e pesquisa voltada para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

O ProfÁgua é um programa que busca proporcionar uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos. O principal objetivo é qualificar os alunos para enfrentar os desafios complexos relacionados à gestão e regulação das águas no Brasil. As dissertações realizadas durante o curso têm um caráter de conhecimento aplicado, contribuindo efetivamente para o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos.

O anúncio da adesão da Uema ao ProfÁgua foi feito pelo Conselho Superior, em conjunto com o Conselho Gestor do programa. Esta iniciativa representa um marco importante para a universidade, pois possibilitará oferecer um mestrado profissional de alto nível na área de recursos hídricos.

Criado e fomentado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o ProfÁgua é uma iniciativa de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do país.

O Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos terá a duração de 24 meses e será realizado em formato presencial, com o apoio de tecnologias de educação a distância (EaD). Essa modalidade permite que profissionais de diferentes regiões do país tenham acesso à formação de qualidade, contribuindo assim para a descentralização do conhecimento e para o fortalecimento das políticas públicas relacionadas à água.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Marcelo Cheche, expressou seu reconhecimento ao esforço conjunto de diversos profissionais que contribuíram para essa conquista. “É com grande satisfação que parabenizo o conjunto de professores envolvidos, bem como o trabalho coordenado pelas professoras Andrea Azevedo e Andrea Araújo. Além disso, não posso deixar de mencionar e parabenizar o PROQUALIT pelo trabalho de suporte dado, realizado pelos professores Tiago Ferraz e Caio Mendes”.

A Coordenadora do ProfÁgua no Maranhão, professora Andrea Azevedo Cutrim expressou sua satisfação ao lançar o novo mestrado na Uema, em colaboração com a UNESP. A professora destacou o prestígio do programa que desde a sua criação possui conceito 4 na CAPES, garantindo assim a qualidade do curso oferecido aos alunos do ProfÁgua. “Este Programa de Pós-Graduação visa preencher uma lacuna na formação avançada na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, uma demanda cada vez mais relevante e urgente em tempos de desafios ambientais. A Agência Nacional das Águas (ANA) solicitou à CAPES a criação de um Mestrado Profissional com essa temática específica, e hoje, com o lançamento do ProfÁgua na Uema, uma nova jornada de conhecimento se inicia”, destacou professora Andrea Azevedo Cutrim.

E pontuou: “Em breve teremos muitas novidades: evento de abertura do Programa, lançamento de edital, fechamento de convênios, aula inaugural”.

Com essa nova iniciativa, espera-se que a Uema, juntamente com os demais participantes do ProfÁgua, possa contribuir de forma ainda mais efetiva para a gestão sustentável dos recursos hídricos, promovendo o desenvolvimento socioambiental e econômico da região.

Por: Karla Almeida