Uema compõe mesa da Abertura do Ano Cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão


Por em 26 de março de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), esteve presente na solenidade de abertura do Ano Cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão na noite desta segunda-feira (25), que ocorreu no auditório do Prédio do Curso de História da Uema. O vice-reitor, Prof. Dr. Paulo Catunda, compôs a mesa de abertura do evento juntamente com demais autoridades convidadas. 

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Casa de Antônio Lopes, comemora seus 99 anos como a instituição cientifica mais antiga do estado, fundada em 20 de novembro de 1925, a solenidade contou com a presença de autoridades como o ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. José Augusto, atual vice-presidente do IHGM, Dilercy Aragão Adler presidente do IHGM, Prof. Nordman Wall, presidente da Fapema, Antônio de Souza Freitas, vice-presidente da Fecomércio e Antônio do Espírito Santo, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paço do Lumiar. 

“É importante que a Uema seja inserida e esteja presente nesse tipo de ação. Nós precisamos nos fazer lembrados por instituições de renome como o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, pois fortalece nossas raízes como instituição de ensino pública”, enfatiza o vice-reitor da Uema. 

Para o ano de 2024, o instituto realiza uma homenagem ao Patrono “Padre Luís Figueira” e a outorga da Comenda “Antônio Lopes” a Fran Paxeco in memoriam, jornalista, escritor, diplomata e professor português que atuou como cônsul de Portugal no Maranhão, que foi entregue a sua filha Maria Rosa Pacheco Machado. 

Por: Gabrielle Siebra 

Fotos: Luís Paulo



Últimas Postagens