Uema compõe mesa de abertura da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta quinta-feira, 21


Por em 22 de março de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou da solenidade de abertura da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorreu na noite desta quinta-feira (21), no Prédio de Arquitetura & Urbanismo da Uema, no Centro Histórico de São Luís. Organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a conferência tem como objetivo colher sugestões para elaboração da Estratégia Nacional de CT&I para os próximos 10 anos.

O evento foi aberto pela titular da Secti, Natassia Weba e pelo presidente da Fapema, Nordman Wall, com presenças de autoridades como, o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Paulo Catunda, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, responsável pela palestra magna da noite.

O evento tem como foco a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I (2025-2035) e na formulação de uma Nova Política Estadual. Entre os temas abordados estão a recuperação do Sistema Nacional, inovação empresarial na reindustrialização e o papel estratégico da CT&I em programas nacionais. 

“Sem pesquisa, não há, em lugar algum, um mundo justo, sustentável e desenvolvido, que é o tema da conferência. Portanto, não há como se ter um Maranhão justo, sustentável e desenvolvido se a pesquisa continuar sendo tratada da maneira que ainda é tratada, sem a importância que carrega. Sempre faço questão em meus discursos de enfatizar que a Uema trabalha como um redutor de desigualdade no Maranhão. Temos no nosso corpo de alunos cerca de 80% deles oriundos do ensino público, e essa porcentagem vem se mantendo a mesma há alguns anos. E o que nós, como instituição, devemos fazer para mantê-los? Criar mais cursos de graduação, criar mais cursos de mestrado e doutorado para que a gente colha frutos não só em apenas quatro anos que é o tempo de duração e um curso regular, mas sim, pensar em um projeto a longo prazo, de ter uma aluna doutora em certa área de atuação que na família dela foi a primeira a entrar em uma universidade. Ou seja, queremos não só graduar maranhenses como também dar condições para que eles se mantenham ativos na pesquisa”, enfatiza o vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda. 

As contribuições do Maranhão, apresentadas na conferência estadual, serão encaminhadas para compor os debates nacionais. Essas sugestões estarão integradas ao plano ‘Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI 2025-2035’, voltado para o segmento. A conferência regional acontecerá em Recife, de 24 a 25 de abril, e a nacional, de 4 a 6 de junho, em Brasília.

Por: Ascom/Uema, com informações da SECOM/MA.

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens