Uema divulga edital do PIBIC e PIBIC/Ações Afirmativas para fomentar pesquisa acadêmica

Por em 26 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), anunciou a abertura das inscrições para o Programa de Iniciação Científica (PIBIC) e PIBIC/Ações Afirmativas. O edital N.º 60/2024-PPG/Uema, visa selecionar projetos e orientadores que impulsionem a pesquisa dentro da instituição.

O período de inscrições já está disponível das 00h do dia 21 de março de 2024 até às 23h59 do dia 6 de maio de 2024, horário de Brasília – DF. Os interessados podem acessar o SigUema, plataforma online da Uema, por meio do endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação: www.ppg.uema.br/?page_id=554. É importante ressaltar que apenas os orientadores poderão participar do processo seletivo, sendo a indicação do bolsista realizada após a divulgação do resultado final da seleção.

O programa tem como objetivos principais estimular pesquisadores a integrarem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da Uema. Além disso, busca despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os alunos de graduação, proporcionando-lhes a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados no campo da pesquisa.

No total, serão oferecidas 250 bolsas pelo Programa PIBIC/FAPEMA, 200 bolsas pelo Programa PIBIC/Uema, 78 bolsas pelo Programa PIBIC/CNPq e 10 bolsas pelo Programa PIBIC-Ações Afirmativas. As bolsas terão vigência de setembro de 2024 a agosto de 2025.

É importante destacar que cada professor poderá ser contemplado com no máximo 5 cotas, considerando o total de projetos aprovados, distribuídas por titulação e instituição de fomento. Além disso, entre os planos de trabalho concorrentes à bolsa, aqueles aprovados e não classificados poderão ser incluídos no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

A iniciativa reforça o compromisso da Uema em incentivar a pesquisa acadêmica e formar profissionais capacitados para contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão e do país.

Para mais informações acesse o edital AQUI!

Para facilitar o entendimento quanto a submissão do Projeto Interno e Externo, bem como o Cadastro do Plano de Trabalho, segue em anexo o vídeo-tutorial e manual de utilização explicativo.

Vídeo-Tutorial:

Pesquisa Docente – Submissão de Projeto Interno