Uema e AGEM exploram parcerias estratégicas para o planejamento urbano em São Luís

Por em 26 de março de 2024

Na manhã desta terça-feira (26), representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) se reuniram para discutir possíveis parcerias visando o desenvolvimento do planejamento urbano na região metropolitana de São Luís. O encontro contou com a presença do Vice-Reitor, Professor Paulo Catunda, da Professora Andréa Araújo do Carmo, do Centro de Ciências Biológicas e do Professor Luís Jorge do Departamento de Geografia, juntamente com Leônidas Araújo da Silva, Presidente da AGEM e a Arquiteta e Urbanista da Agência, Daniela Martins.

A reunião foi realizada nas dependências da AGEM e teve como principal objetivo explorar áreas de colaboração entre as duas instituições, com foco na formulação de estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável na capital maranhense e em sua região metropolitana. Dentre os temas discutidos, destacaram-se questões relacionadas à infraestrutura urbana, mobilidade, habitação e preservação ambiental.

O Professor Paulo Catunda, Vice-Reitor da Uema, destacou a importância da universidade como um centro de produção de conhecimento capaz de contribuir para o planejamento e desenvolvimento das cidades. Ele ressaltou o compromisso da Uema em colaborar com iniciativas que promovam o crescimento urbano de forma sustentável e inclusiva.

“Foi uma reunião para que a AGEM conheça o aparato de pesquisadores da Uema, e a universidade conheça aonde a AGEM quer atuar. Essa parceria efetiva os trabalhos do governo do estado e seu objetivo principal é melhorar as condições da população maranhense”, comentou o vice-reitor Paulo Catunda.

Por sua vez o presidente da AGEM, Leônidas Araújo, expressou interesse na Uema ao reconhecer o potencial da universidade em oferecer soluções para os desafios urbanos enfrentados na região metropolitana de São Luís. Ele enfatizou a importância da integração entre academia, setor público e sociedade civil na busca por um desenvolvimento urbano mais equitativo.

“A Uema pode nos ajudar em uma futura parceria no planejamento urbano da região de São Luís através do seu know-how, já que o diagnóstico do PDDI foi feito pela universidade. Muito gratificante receber o corpo científico da Uema, uma comunidade que estuda e que apresenta soluções. Daremos andamentos às tratativas para a elaboração deste convênio entre AGEM e Uema”, completou Leônidas Araújo.

Essa iniciativa reflete o compromisso da Uema e da Agência Executiva Metropolitana em atuar de forma proativa na construção de soluções para os desafios urbanos, demonstrando a importância da cooperação entre instituições acadêmicas e governamentais.

Por: Caio Marcos