Uema lança editais para seleção de projetos e orientadores do Programa Primeiros Passos na Ciência, e para seleção de projetos e orientadores do Programa de Iniciação Científica


Por em 21 de março de 2024



                                                 

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), lançou, na manhã desta quinta-feira (21), na sala de reunião da Reitoria, dois importantes editais (60/2024-PPG/Uema e 52/2024-PPG/Uema), um para a seleção de projetos e orientadores do Programa Primeiros Passos na Ciência, e o outro para a seleção de projetos e orientadores do Programa de Iniciação Científica do CNPq/Uema/Fapema e PIBIC Ações Afirmativas do CNPq, com inscrições, online, no período de 01 de abril a 31 de julho, e 21 de março a 06 de maio deste ano, respectivamente.

O primeiro edital objetiva induzir a interiorização das atividades de iniciação à pesquisa entre os discentes; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; e contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional.

                                                 

Já o segundo edital, visa  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da Uema; despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa; e contribuir para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa.

Conforme declara o reitor Walter Canales, o edital 60 é de extrema significância, porque encaminha o aluno para o seu primeiro contato com a pesquisa dentro da universidade. Para ele, esse é o grande mote do projeto, que abre as portas da pesquisa aos estudantes da graduação, sem esquecer que isso os remete também para a pós-graduação, tendo em vista a possibilidade desse aluno participar de pesquisas de programas de pós-graduação, onde tem mestrandos e doutorandos envolvidos.

                                                 

Com referência ao edital 52, o professor declara que oferece aos campi da Uema, no interior do estado, que ainda não têm professores concursados, a possibilidade de os estudantes terem contato com a pesquisa, através de seus professores substitutos. “Na verdade, é uma forma de integrar toda a universidade, carente de professores concursados, mas de modo não prejudicar esses alunos e trazê-los para a pesquisa, igualmente aos docentes seletivados, o que é muito importante para o currículo deles”, explica o reitor.

Ele ainda disse que, com isso, a instituição cumpre seu papel tanto quanto crescente no que se refere ao número de bolsas e, isso, com o aporte financeiro do Governo do Estado, por intermédio do governador Carlos Bandão, que sempre atendeu a Uema com apreço.

                                                 

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche, é muito importante dar visibilidade ao lançamento desses dois principais editais de pesquisa da Uema, que são o edital PIBIC e o edital Primeiros Passos da Ciência, que este ano totalizam 596 bolsas, o primeiro voltado para os professores efetivos, o outro, um edital mais novo, que está na sua segunda edição, destinado aos professores seletivados. “Demarcar este momento é uma forma de reafirmar a política de expansão e consolidação da pesquisa na Uema. Lutamos para manter uma política de bolsas com o desafio de qualificar cada vez mais essas pesquisas, interiorizar a concessão dessas bolsas e, além disso, colocar no sistema, um número cada vez maior de diferentes professores”, esclarece Marcelo.

As coordenadoras de Pesquisa e do Programa Primeiros Passos na Ciência da PPG, professoras Marina Bezerra e Sandra Moreira, informam que, com a publicação desses editais, a Uema pretende dar prosseguimento ao processo de expansão, interiorização e consolidação da pesquisa na universidade em todo o estado do Maranhão.

Concessão de Bolsas PPG

O Programa PIBIC e o Programa Primeiros Passos na Ciência integram um conjunto maior de bolsas concedidas pela Universidade Estadual do Maranhão, a partir da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG),  o que consolida na instituição uma das mais importantes iniciativas de incremento à pesquisa e à pós-graduação no país.

A Uema oferece, atualmente, bolsas para alunos de mestrado e doutorado, bolsas de apoio técnico da PPG para laboratórios, bolsas produtividade de pesquisa Uema para pesquisadores com mais destaque na produção acadêmica, bolsas de pós-doutorado para atrair jovens doutores que trabalham nos programas de pós-graduação da Uema, e bolsas de pesquisador sênior para pesquisadores já consolidados que dão suportes aos programas de pós-graduação da Uema.

Por Alcindo Barros

Fotos: Anne Cascaes



Últimas Postagens