Uema participa de evento do Governo “Pacto pela Paz”

Por em 4 de março de 2024

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professora Ilka Serra, participou, na manhã desta segunda-feira, 04, no templo da Igreja Batista do bairro Angelim, do evento em comemoração aos 08 anos do Pacto pela Paz, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Segurança Pública.

Na oportunidade, o evento que contou com a presença de cerca de 2 mil pessoas, conselheiros do Pacto pela Paz, tanto de São Luís quanto do interior, homenageou a Uema juntamente com outras instituições públicas e privadas parceiras que contribuem para o Maranhão sair dos índices de violência que assolam a população.

Segundo informou a professora Ilka, que representou o reitor Walter Canales na solenidade, a Uema recebeu uma justa homenagem por suas ações desenvolvidas no campo da pesquisa e da extensão. “Destaco a participação da universidade como relevante entre as instituições que tratam o programa como um viés importante para a diminuição dos índices de violência no Estado, com ações significativas de extensão, como o sistema de paz nas escolas”, ressalta a pró-reitora.

Ela disse, ainda, que a homenagem recebida pela Uema é o reflexo do compromisso da universidade com a sociedade na prestação de serviços de alto nível pela paz nos diversos aspectos de segurança da população maranhense.

O que é o Programa

O Pacto pela Paz é um programa criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei de nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.

O Programa prevê, no âmbito da segurança pública, ações de promoção do bem estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade.

No âmbito social, o Pacto prevê ações de prevenção social voltadas para a população de áreas identificadas como críticas em termos de criminalidade, de modo a reafirmar direitos e dar acesso a serviços públicos essenciais.

Nesse contexto, são destacadas ações relacionadas à prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas.

Por Alcindo Barros