Uema participa do lançamento do programa Simplifica Maranhão nesta terça-feira (26)

Por em 27 de março de 2024

Na manhã da última terça-feira (26), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), esteve presente por meio do coordenador do Núcleo Geoambiental (NuGeo), Jocivan Lopes, no evento de lançamento do programa Simplifica Maranhão. O programa foi lançado pelo governador Carlos Brandão, na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), em São Luís. O Simplifica Maranhão é um programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e tem o objetivo de desburocratizar e agilizar instrumentos ambientais para o funcionamento do setor produtivo, fomentando o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável no Estado.

O programa beneficiará empreendimentos como o “Minha Casa Minha Vida” e outras atividades que se encaixem no processo de licenciamento ambiental simplificado, proporcionando mais autonomia para o funcionamento das atividades.

O coordenador expressou a importância deste programa para a Uema. “Com relação a Uema, mais especificamente ao NuGeo, é importante porque o núcleo vem produzindo uma série de dados em nível de Estado do Maranhão, dados esses que são importantes e que, por meio do Programa Simplifica, as pessoas vão ter acesso de forma facilitada. Também é importante para a universidade porque nós estamos gerando conhecimentos e esses conhecimentos, ao serem publicados, também vão facilitar o acesso à informação desses vários níveis de empresários. Então a Universidade também, de alguma maneira, é vinculada a este processo de desburocratização através da elaboração de conhecimentos”, concluiu.

A iniciativa representa mais geração de emprego e renda para o Estado, tornando a produção mais ágil e fácil dentro dos processos permitidos e regulamentados por lei, o que garante maior segurança jurídica. A ideia é estimular o crescimento econômico consciente e responsável conciliando eficiência administrativa e preservação do meio ambiente.

Durante o evento também foi lançado o novo Sistema de Licenciamento Ambiental, além de um aplicativo da Sema com diversas funcionalidades, promovendo de forma interativa e prática mais participação com o órgão.

Por: Ascom/Uema