Uema realiza colação de grau no Campus Barra do Corda


Por em 20 de março de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, nessa terça-feira (19), a cerimônia de outorga de grau do Campus Barra do Corda para cerca de 60 alunos dos Cursos de Administração Pública, Física, Geografia, Letras, Matemática, Música, Pedagogia, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

A oradora oficial da noite, a formanda Vânia Aquino Magalhães, do Curso de Letras, afirmou: “Hoje finalizamos um ciclo de nossas vidas e com certeza estamos com uma ótima sensação de dever cumprido, um sonho realizado. Somos gratos a todos os docentes, doutores, mestres e especialistas que foram essenciais para nossa formação. Cada um com sua didática, com seu carinho, seus esforços, nos incentivaram e nos inspiram a ser melhor. Não importam os caminhos que trilharmos, vocês marcaram a nossa trajetória. Aos queridos formandos, quero lembra-los que hoje finalizamos esse ciclo e estamos aptos para sonhos maiores. O futuro é incerto, no entanto, vamos com garra, determinação e muita força de vontade para mais uma jornada. Não importa os ramos que escolhermos que, tenhamos sempre, em nossos corações a destreza de fazermos sempre o melhor da melhor forma possível”.

Segundo a paraninfa, professora Eloide Silva Melo, do Curso de Pedagogia, “este momento não apenas assinala o término de uma jornada acadêmica, mas também é uma celebração da resiliência, da superação e da força coletiva que nos conduziu até aqui. À medida que nos despedimos desta fase e nos preparamos para os desafios que estão por vir, que possamos fazê-lo com coragem, determinação e esperança. Que possamos abraçar o futuro com os corações cheios de gratidão pelo passado e com os olhos cheios de esperança pelo que está por vir. E que possamos lembrar sempre que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, somos capazes de alcançar grandes feitos quando nos juntamos como uma comunidade unida. Que este dia seja apenas o começo de muitas outras conquistas e que o futuro reserve para cada um de nós muitas oportunidades de crescimento, sucesso e felicidade”.

O diretor do Campus Barra do Corda, Marlisson da Silva Barroso, em seu discurso disse: “A educação é um bem inalienável e um valor agregado inestimável. Na Uema, a qualidade acadêmica visa à excelência humana: isso significa que não somente necessitamos de mais profissionais no Brasil e no mundo, mas, sobretudo, que precisamos de seres humanos melhores para um mundo humanizado. O mercado está à espera de vocês e vocês possuem algo que é único, pessoal e que não poderá jamais lhes ser retirado: o conhecimento. Aproveitem esta oportunidade. Conhecimento é pensar. É agir e reagir. É questionar. É não serem meros expectadores. É serem atores do processo. É serem transformadores. Rogo que usem este conhecimento de forma ética, somado a muita persistência e incessante vontade de trabalhar. Peço, por fim que nas suas vidas deixem um legado para serem efetivamente lembrados. Mas, especialmente, que sejam felizes. Sigam em frente, pois vocês têm muito a fazer! A Uema sempre continuará com as portas abertas para vocês”.

Para o reitor Walter Canales, “eu, como reitor da Uema, tenho sempre a satisfação de presenciar momentos como esse, pois com certeza é para isso que nós trabalhamos, ou quase que a essência do nosso trabalho, porque nós, professores, gestores, colaboradores, atuamos para chegar nesse momento, para devolvê-los para a sociedade, para que vocês tenham suas carreiras, sigam as suas vidas de uma forma mais plena e mais completa”.

E destacou, “tenho três palavras para representar esse momento, gratidão, otimismo e resiliência. Esses são valores fundamentais que podem realmente impactar positivamente a vida das pessoas. A gratidão nos lembra de reconhecer as contribuições dos outros, o otimismo nos ajuda a enfrentar desafios com uma mentalidade positiva e a resiliência nos permite superar obstáculos com força e perseverança”, disse o reitor da Uema, Walter Canales.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos campi que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:
Letras Licenciatura: Francisco das Chagas Pereira de Melo
Pedagogia Licenciatura:Raineide Mota Ribeiro

Por: Karla Almeida
Fotos: Luis Paulo



Últimas Postagens