Uema realiza inauguração da ‘Galeria Estrela 472’ no Prédio do Curso de Arquitetura

Por em 22 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou na noite de quinta-feira (21), a inauguração da Galeria Estrela 472, espaço criado para expor trabalhos de professores, alunos e artistas locais no Prédio do Curso de Arquitetura & Urbanismo da Uema.

Presentes no momento de descerramento da placa de inauguração, estavam: o reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Walter Canales e professor Paulo Catunda, a secretaria de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Natassia Weba, a diretora do Curso de Arquitetura & Urbanismo da Uema, Prof.ᵃ Thaís Trovão e a Prof.ᵃ Rosilan Garrido, coordenadora das artes e curadora da exposição.

A Galeria Estrela 472 foi criada em 2023, oriunda de uma proposta da Prof.ᵃ Rosilan Garrido. “A ideia de criar a galeria partiu da necessidade de expor trabalhos dos alunos, professores e interagir com artistas da cidade. O reitor acolheu prontamente a ideia e investiu no projeto, pois para ele, deveria haver um diálogo da Uema com a cultura e as artes”, comentou a Prof.ᵃ Rosilan Garrido.

“Esse espaço contribui diretamente para a formação cultural e artística da comunidade acadêmica, ampliando os horizontes e estimulando o debate sobre questões relevantes por meio das obras expostas. É uma maneira de incentivar a criatividade, a experimentação e o desenvolvimento artístico no ambiente universitário onde a instituição firma seu compromisso com a valorização da cultura e das artes e promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento”, comenta o reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales.

“A arte, por si só, é um meio de expressão e reflexão sobre a realidade, que estimula a criatividade e o pensamento crítico. No ambiente da universidade, ela se desenvolve e cria ideias e abordagens inovadoras. A interação entre essas diferentes formas de conhecimento pode inspirar abordagens inovadoras em diversas áreas, que promove um ambiente acadêmico cada vez mais dinâmico e propício à geração de novos conhecimentos”, comenta a secretaria de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Natassia Weba.

A exposição de abertura da Galeria Estrela 472 chamada “São Luís Olhares” expõe de forma coletiva trabalhos de professores do Curso de Arquitetura & Urbanismo da Uema, sendo eles os professores Armon, Andrea Duailibe, Barbara Prado, Débora Garredo, Fred Burnett, Grette Pflueger, Margareth Sanadja e Rosilan Garrido.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho