Uema realiza visita ao TJ-PI e articula parceria de inovação por meio da inteligência artificial


Por em 27 de março de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) estão estreitando laços rumo à inovação por meio da inteligência artificial. Representantes do Opala Lab, o Laboratório de Inovação do TJ-PI, reuniram-se com membros da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema – Marandu, para explorar possíveis parcerias que visam resolver desafios enfrentados pelo judiciário piauiense.

Durante o encontro, a equipe do TJ-PI teve a oportunidade de conhecer de perto alguns projetos em andamento no judiciário maranhense, frutos da parceria estabelecida entre a Uema e o TJ-MA há três anos. Esta colaboração já rendeu frutos significativos, promovendo a eficiência do poder judiciário por meio de soluções inovadoras.

Reprodução: TJ-PI

 

O Coordenador-geral do Opala Lab, desembargador José Wilson, expressou sua satisfação com os encaminhamentos apresentados durante a reunião. “A parceria entre Uema e TJ-MA já está em vigor há três anos, e estamos testemunhando projetos que estão impactando positivamente o judiciário. Com esta aproximação esperamos receber propostas concretas que nos ajudem a alinhar nossos esforços em prol da inteligência artificial, incluindo a possibilidade de receber docentes e estudantes especializados nesta área”.

Além dos membros do Opala Lab do TJ-PI, participaram da reunião Thiago Tajra, Assessor Jurídico da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema – Marandu, e o professor Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior, especialista em Computação e Assessor Técnico na Uema.
Os representantes da Uema também tiveram a oportunidade de conhecer a JuLia, Inteligência Artificial desenvolvida pelo TJ-PI, e suas atuais funcionalidades.

As duas instituições saíram animadas com as perspectivas que essa colaboração pode oferecer, não apenas para resolver desafios judiciais específicos, mas também para impulsionar a inovação e o desenvolvimento regional por meio da tecnologia.

 

Por: Caio Marcos



Últimas Postagens