Uema sediará evento de divulgação do Projeto Mesário Voluntário

Por em 14 de março de 2024

No dia 2 de abril de 2024, das 14h às 21h, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediará um evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TER-MA), o Projeto Mesário Voluntário. Esta atividade integra a Semana do Mesário Voluntário, um esforço para disseminar entre a comunidade acadêmica os benefícios e a relevância do serviço de mesário, através de homenagens, palestras e outras atividades.

O TER-MA lançou a campanha “Mesário Voluntário” com o objetivo de estimular a adesão voluntária à função de mesário nas mesas receptoras de votos durante os processos eleitorais. Esta iniciativa visa ampliar o contingente de colaboradores da justiça eleitoral de forma consciente e espontânea, garantindo a integridade e transparência dos pleitos.

A Justiça Eleitoral destaca a importância de contar com cidadãos engajados e conscientes de sua responsabilidade cívica para assegurar o bom andamento do processo democrático. O trabalho dos mesários, aliado ao comprometimento dos funcionários da Justiça Eleitoral, é fundamental para garantir que a vontade do eleitor seja respeitada e que a democracia seja fortalecida.

Para aqueles interessados em se voluntariar, o processo é simples e pode ser realizado através do Canal do Mesário, onde todas as informações necessárias estão disponíveis e dúvidas podem ser esclarecidas. Ressalta-se que a inscrição só é possível na zona eleitoral em que o eleitor está cadastrado.

Além disso, o cadastro pode ser feito de forma rápida e prática pelo aplicativo móvel e-Título, disponível para iOS e Android. Após a inscrição, o nome do voluntário será incluído em uma lista e convocado quando houver necessidade de mesários para as eleições.

Os benefícios de ser mesário voluntário vão além da contribuição para o processo eleitoral e democrático do país. Os convocados têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e vivenciar de perto a realização das eleições brasileiras. Embora o trabalho não seja remunerado, há vantagens como dois dias de folga por cada dia trabalhado, auxílio-alimentação no valor de R$ 60, créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais, além da vantagem de desempate em concursos públicos, conforme previsto em edital.

É importante ressaltar que as folgas devem ser negociadas com a empresa, órgão ou instituição onde o mesário estiver trabalhando na época da eleição.

Portanto, se você deseja contribuir para a democracia e adquirir novas experiências cívicas, seja um mesário voluntário. Sua participação é essencial para o bom funcionamento do processo eleitoral e para o fortalecimento da nossa democracia.

Por: Karla Almeida