Uema será certificada em São Paulo, nessa terça-feira, (05/03), com o Selo ODS Educação 2023

Por em 1 de março de 2024

Com a participação presencial do Reitor Walter Canales e da Assessoria Chefe ODS Uema Ariadnes Enes Rocha, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) receberá o reconhecimento e será certificada na segunda edição do Selo ODS Educação em São Paulo, ao lado de 39 instituições de ensino do Brasil que concluíram as etapas e critérios estabelecidos.

O Selo tem o intuito de reconhecer projetos que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação das unidades de educação em iniciativas que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), ele é uma iniciativa realizada pelo Instituto Selo Social, UNB2030 e GTAgenda2030.

A conquista do Selo ODS Educação pela Uema envolveu um processo rigoroso, incluindo o cadastro de 26 projetos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, sendo todos aprovados. A promoção de atividades e espaços de discussão sobre os ODS, juntamente com a demonstração de contribuição para a melhoria do ODS 4 – Educação de Qualidade, evidencia o comprometimento da Uema em diversas áreas e ODS.

A Uema teve 26 projetos inscritos e aprovados, alcançando 86 impactos, com 121.260 atendimentos públicos e gratuitos para crianças, jovens, estudantes, adultos e idosos nos Campis de São Luís, Bacabal, Codó, São João dos Patos, Caxias e Pedreiras.

Os certificados serão entregues no dia 5 de março de 2024, na Escola Paulista da Magistratura – EPM, em São Paulo, a partir das 15h.

Nesta segunda edição, foram identificados 889 impactos sociais, por meio de 360 projetos desenvolvidos por unidades de ensino públicas e privadas. A participação foi on-line e gratuita e os participantes tiveram que atender a critérios como cadastrar projetos na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, promover atividades/espaços de discussão sobre ODS na instituição, além de demonstrar a contribuição na melhoria do “ODS 4- Educação de qualidade”.

Dentre as novidades do evento neste ano, está uma mesa-redonda sobre o tema “Diálogos sobre os ODS na Educação”, que contará com representantes da Comissão Nacional Para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – CNODS, Instituto Selo Social, Rede Temática de Extensão UNESP Agenda 2030, Rede Estratégia ODS, UNB2030 e Programa Cidades Sustentáveis.

Confira a programação:

15h: Credenciamento

16h: Mesa-redonda – "Diálogos sobre ODS na Educação"- Carina Giunco – Diretora Executiva do Instituto Selo Social e Coordenadora do Programa Selo ODS Educação- Sergio Godoy – Secretário- Executivo da Comissão Nacional Para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – CNODS- Raquel Cabral – Professora e pesquisadora da Unesp e coordenadora da Rede Temática de Extensão Unesp Agenda 2030- Gabriela A. Appugliese – Pesquisadora, gestora de projetos e facilitadora de processos de aprendizagem no Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da FGV EAESP. Representante da Rede Estratégia ODS- Thiago Gehre Galvão – Professor Titular da Universidade de Brasília. Representante da UnB 2030- Zuleica Goulart – Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis

18h: Coffee break

19h: Cerimônia de entrega de certificados

A cerimônia de certificação será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Unesp, no link abaixo: https://www.youtube.com/live/Kv1MMzw_zgY?si=65ZNG5h9upW9Kz4U.

Por Elitiel Guedes – Assessoria ODS Uema