Uemanet promove o VII Encontro de Iniciação à Docência

Por em 27 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), realizará o VII Encontro de Iniciação à Docência com o tema “Formação Docente e os Impactos na Educação Básica”.

O evento irá acontecer entre os dias 9 a 11 de abril, das 8h às 18h, de modo 100% online, com transmissão via canal do UemanetOficial. As inscrições para o VII ENID começam em abril e haverá emissão de certificado para os participantes.

O objetivo do encontro é promover ampla discussão sobre temáticas relacionadas aos programas de Iniciação à Docência, Residência Pedagógica e PIBID, na perspectiva da formação docente e os impactos na educação básica, além de socializar as experiências e vivências pedagógicas dos participantes dos dois programas.

A expectativa é que participem alunos dos cursos de licenciatura, docentes e equipes gestoras e pedagógicas das escolas municipais e estaduais de ensino básico do Estado do Maranhão, equipes gestoras das secretarias municipais e estadual de Educação docentes, diretores de Centro, chefes de departamento e diretores dos cursos de licenciatura da Uema de diversos Campi.

Confira a programação:

18h – Abertura do evento e palestra magna

Tema: Formação Docente e os Impactos na Educação Básica

Palestrante: Profa. Maria João Mogarro

8h às 9h – Apresentação dos trabalhos

9h às 10h30 – Mesa redonda/palestra

Tema: A importância da pesquisa nas práticas como componente curricular

Palestrantes: Profa. Sandra Regina Rodrigues dos Santos RP, Profa. Elizângela Fernandes Martins e Profa. Ângela Ribeiro Ferreira

15h às 17h – Apresentação de trabalhos

18h – Mesa redonda/palestra

Tema: Diálogos e propostas para a promoção da igualdade racial e no combate ao racismo na educação.

Palestrantes: Joyce Oliveira Pereira (Uema/Rede Municipal de Rosário) e Reinaldo dos S. Barroso Junior (Uema/UESPI)

8h às 9h – Apresentação dos trabalhos

9h às 10h30 – Mesa redonda/palestra

Tema: Planejamento na interlocução formação inicial do professor e a regência.

Participantes: Profa. Lusitônia (Uema/RP) e Prof. Marcelo Bruno Araújo Queiroz (Uema)

15h às 17h – Mesa redonda

Tema: Inclusão e Metodologias Ativas

Participantes: Profa. Irecer Portela Figueiredo Santos (UFMA) e Sannya Fernanda Nunes Rodrigues (Uema)