Acadêmicas de Pedagogia do Campus Caxias finalizam Programa Residência Pedagógica

Por em 23 de abril de 2024

A Direção do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na pessoa da Diretora, professora Valéria Cristina Soares Pinheiro, parabeniza a turma de Pedagogia que concluiu o Programa Residência Pedagógica.

Na sexta-feira, dia 19 de abril, ocorreu, no Colégio municipal Antônio Rodrigues Bayma, o encerramento do Programa Residência Pedagógica, feito durante dezoito meses por acadêmicas do Curso de Pedagogia do Campus Caxias.

A docente e orientadora do Programa, professora Elizângela Fernandes Martins, falou: “O Programa Residência Pedagógica é financiado pela CAPES e tem por objetivo aperfeiçoar a formação inicial do licenciando por meio da imersão na escola, promovendo a ambientação, a observação, a participação e a regência, ofertando condições de produção de uma prática pedagógica, possibilitando ao graduando a vivência da docência e constituição da identidade docente. Eu oriento um subprojeto do Curso de Pedagogia da Uema que tem como título “O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: constituindo a identidade do graduando de Pedagogia por meio da imersão na sala de aula”. Tivemos 18 meses de trabalho, divididos em 3 blocos de 6 meses. Cada bloco forma as 406 horas do Programa. O objetivo é conhecer o ambiente escolar de modo mais real, desenvolvendo a participação e a regência. A regência é uma parte maior, especialmente quando chegamos aos 6 últimos meses. Nessa 3ª versão temos 15 residentes bolsistas, sendo 2 voluntários. Todos recebem a certificação de participação”, explicou.

Segundo a professora Elizângela, o grupo desenvolve projetos dentro do subprojeto. Foram utilizados jogos para motivar a aprendizagem. Os trabalhos foram desenvolvidos em 3 escolas: Unidade Escolar Municipal Costa Sobrinho; U.E.M. Ruy Frazão Soares e U.I.M. Filomena Machado Teixeira, da rede municipal, com turmas do 1º ao 5º ano em que os residentes atuaram em todas as disciplinas, com a elaboração de jogos. Os jogos a serem utilizados pelos residentes, a cada semestre, eram apresentados em forma de oficinas destinadas aos professores dessas escolas.

Ela prosseguiu: “Além de trabalharmos com o graduando da escola, nós realçamos a parceria da escola com a comunidade, porque os preceptores do Programa são professores da rede municipal, nos ajudando nessa demanda participando do processo formativo com os residentes. É a Uema contribuindo com essa parceria. Nesse percurso do residente na escola, muitos deles estão trabalhando nas escolas em que residiram ou em outras. O Residência Pedagógica se tornou referência na construção dessa identidade docente”, destacou.

O professor Paulo Cardoso, representando a Secretaria Municipal de Educação, se manifestou: “São esses profissionais da Licenciatura que vão atuar no ensino na nossa rede pública. Estamos otimistas com relação aos próximos editais. Percebemos que foi feito um belíssimo trabalho nesse Programa. As residentes estão preparadas para enfrentar a sala de aula”, constatou.

Em seguida, o assunto “Os desafios da formação inicial” foi apresentado em uma roda de conversa, pela palestrante convidada, Profa. Dra. Laurilene Cardoso: “Muitas vezes dizemos que o que aprendemos na universidade não será utilizado. Isso ocorre porque seguimos um pensamento cartesiano, só vemos o que é prático. A pessoa que negligencia sua auto formação não valoriza o lado teórico. As coisas externas não podem deixar o professor incapaz de transformar a realidade. Não se pode dizer que a teoria não vale nada pois, mesmo sem saber, o professor desenvolve uma prática seguindo uma linha teórica. Ele é um pensador e não pode considerar o planejamento um fardo. Nenhuma Licenciatura funciona sem as cadeiras pedagógicas. Não percam o encanto e mantenham o foco”, enfatizou.

Em seguida aconteceram duas mesas redondas. Na primeira, as residentes narraram suas experiências nas escolas, os resultados obtidos e as relações estabelecidas. A seguinte foi com as preceptoras, que destacaram as características de cada residente, a convivência baseada no respeito e carinho, além da importância de se valorizar como professor.

A residente Michele dos Santos Martins também fez uso da palavra: “Participar do Residência Pedagógica contribuiu de forma significativa para minha formação docente pela experiência, pela vivência. Estar na sala de aula da Escola Costa Sobrinho foi uma experiência incrível. A gente percebe que há um vínculo entre universidade e escola e ele precisa ser fortalecido. Quando estamos na universidade não compreendemos a realidade da escola e o Programa Residência Pedagógica nos permitiu experienciar isso. Foi caloroso estar com os alunos, sentimos o acolhimento. Nossa orientadora Elizângela esteve sempre ao nosso lado, mostrando de forma bastante positiva a formação humana e como devemos agir, toda a prática fundamentada pela teoria”, finalizou.

As professoras preceptoras Sheila Regina, Elvanir Beleza e Conceílde de Sousa homenagearam as graduandas residentes. Em retribuição, as residentes também homenagearam as preceptoras.

Por: Emanuel Pereira