Acolhimento Acadêmico ProfiTec 2024.1 acontece em 9 campi da Uema

Por em 8 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), realizou, no último sábado (6), o Acolhimento Acadêmico aos estudantes dos cursos tecnólogos do primeiro semestre de 2024.

O evento ocorreu nos campi da Uema nas cidades de Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Grajaú, Itapecuru Mirim, Santa Inês, São Luís e Timon. Na ocasião, foi apresentada uma visão abrangente da Uema e do ProfiTec aos novos alunos, incluindo as oportunidades educacionais e recursos disponíveis para uma formação completa.

Os calouros puderam conhecer membros da Gestão Superior, as coordenações de polo e de curso, bem como receber orientações sobre o sistema acadêmico SigUema, bolsas, auxílios e outros tópicos relevantes para a vida universitária.

No Campus Itapecuru Itapecuru Mirim, o Acolhimento teve uma programação que envolveu também estudantes veteranos do Programa Ensinar de Formação de Professores, com a presença da coordenadora geral do programa, Maria Goretti Cavalcante, e do reitor Walter Canales.

A programação incluiu uma apresentação musical do violinista Thiago Wallas, egresso do curso de Música na modalidade Ead da Uema, e da banda “Joaquim Araújo”.

Durante o evento, o reitor Walter Canales falou da importância dos programas especiais da Uema e alertou os calouros para que aproveitem as possibilidades que estão surgindo.

“O programa ProfiTec nasceu da necessidade de formar mão de obra no Maranhão para que esses profissionais sejam absorvidos pelas empresas, indústrias e negócios criados aqui. A Uema dispõe de diversos recursos e oportunidades para o crescimento profissional de vocês, tais como programas de pesquisa e extensão, então aproveitem ao máximo. Nós vamos sempre fazer o melhor para que vocês possam ter uma formação de qualidade”, disse o reitor.

Já o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, apresentou mais detalhes sobre o ProfiTec aos estudantes, ressaltando a missão, visão e possibilidades de atuação do profissional formado pela Uema, por meio deste programa especial.

“Agradecemos por terem apostado na ideia do ProfiTec e agora nosso papel é oferecer conhecimento e ferramentas para que vocês tenham a melhor formação. Nós do ProfiTec desejamos que vocês tenham uma jornada acadêmica de sucesso e que, no futuro próximo, contribuam para o desenvolvimento do Maranhão nas profissões que escolheram”, disse o coordenador.

A diretora do campus Itapecuru Mirim, Thallita Serra, convidou os estudantes a se aprofundarem nas oportunidades que a Uema tem a oferecer.

“Cuidem e zelem pela universidade que vocês escolheram. Aproveitem o que esta universidade tem a oferecer, conheçam as bolsas, auxílios, os programas de extensão e de pesquisa. Convido todos vocês a mergulharem nesse universo de possibilidades e que vivam a melhor fase de suas vidas”, comentou.

Por Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho/