Alunos de Geografia do Polo Coroatá do Programa Ensinar realizam Projeto de Intervenção Pedagógica em escolas municipais

Por em 30 de abril de 2024

Conhecendo Minha Cidade através da Geografia

Os alunos do Curso de Geografia, do Campus Coroatá do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, pensaram, pesquisaram e explanaram várias temáticas dentro do Projeto de Intervenção Pedagógica em escolas da Rede Municipal de Coroatá e Vargem Grande, sob a supervisão da Profa.Dra. Marylucia Cavalcante Silva, da disciplina Didática.

O objetivo foi intervir de maneira planejada e eficaz no processo ensino-aprendizagem no ensino do professor que ensina geografia na Rede Municipal.

Os alunos se dividiram em cinco equipes, com as seguintes temáticas: Conhecendo Minha Cidade através da Geografia (Local: Escola Municipal Maraçanduba I Anexo I – Marajá Velho); Jogos Pedagógicos no Ensino de Geografia: regiões do Brasil e suas diversidades naturais (Local: Escola Municipal I – Marajá Velho); Didática Aplicada ao Ensino de Geografia (Local: Escola Municipal Pau de Estopa I – Povoado Pau de Estopa); Música como ferramenta pedagógica do desenvolvimento geográfico (Local: Colégio Militar Tiradentes XIII); Projeto Geografia Lúdica no ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA: as regiões do Brasil e suas culturas e costumes: regiões do Brasil, suas culturas e costumes (Local: Escola Josafá Rodrigues Lima).

Didática Aplicada ao Ensino de Geografia

“Intervir no contexto da educação, especificamente, nas práticas do professor que ensina Geografia, requer um planejamento cuidadoso e estratégico de modo a envolver a busca por recursos diferenciados, atividades diversificadas e abordagens pedagógicas inovadoras”, disse a Profa.Marylucia.

Para o aluno Paulo Henrique, “foram momentos grandiosos proporcionados pela troca de experiências, indo além de uma abordagem genérica e padronizada. Ver os alunos e professores da Rede Municipal de Coroatá e Vargem Grande, envolvidos nesse processo, evidencia-se que é possível em meio às diversidades, uma educação de qualidade, isto faz a diferença!”.

Música como ferramenta pedagógica do desenvolvimento geográfico

Jogos Pedagógicos no Ensino de Geografia

Projeto Geografia Lúdica no ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA