Colóquio Internacional sobre Argumentação, Retórica e Análise do Discurso (I CIARD) reúne pesquisadores em Teresina – PI

Por em 24 de abril de 2024

Na última semana, entre os dias 8 e 10 de abril, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Ministro Petrônio Portela, na cidade de Teresina – PI, foi palco da primeira edição do Colóquio Internacional sobre Argumentação, Retórica e Análise do Discurso (I CIARD). Com o tema “Sujeitos, Discursos e Pós-verdade”, o evento reuniu acadêmicos e pesquisadores para discutir temas fundamentais no contexto da comunicação e da linguagem.

Um dos destaques do evento foi a presença da professora Me. Socorro Andrade, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Timon, que integrou a equipe de organização do Colóquio, contribuindo significativamente para o seu sucesso.

Durante o evento, duas apresentações destacaram-se pela relevância e qualidade das pesquisas apresentadas. Verônica Maria, bolsista do Campus Timon, trouxe à tona sua pesquisa sobre “Letramentos Acadêmicos: A Produção Textual Acadêmica no Curso de Letras Português” e Leonardo Soraes, também do Campus Timon, apresentou sua pesquisa intitulada “A Didatização dos Gêneros Argumentativos em Livros Didáticos de Língua Portuguesa”.

Sob a orientação do Prof. Me. Artur Cantuário Soraes, as apresentações refletiram sobre a forma como os gêneros argumentativos são abordados nos materiais didáticos, lançando luz sobre aspectos importantes da educação e da linguagem e sobre a produção de textos acadêmicos nesse contexto específico.

O evento proporcionou um ambiente para a troca de conhecimentos, o debate acadêmico e a construção de redes de colaboração entre os participantes. Com uma programação diversificada, que incluiu palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, o I CIARD consolidou-se como um espaço importante para o avanço da pesquisa em argumentação, retórica e análise do discurso.

Por: Karla Almeida