Curso tecnólogo em Gestão da Qualidade recebe nota alta em avaliação do Conselho Estadual de Educação

Por em 18 de abril de 2024

Após avaliação realizada pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), em fevereiro deste ano, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), recebeu uma nota expressiva de 4,0, em uma escala que vai 1,0 a 5,0

A avaliação marcou a primeira vez que o curso foi submetido a esse processo. Durante a visita virtual da comissão avaliadora, composta pela presidente Maria Eugênia Rodrigues Araújo e pelos conselheiros Harvey Alexander Villa Velez e Maria Célia Macedo Araújo Melo, diversos aspectos do programa e do Curso de Gestão da Qualidade foram minuciosamente analisados.

A comissão teve a oportunidade de conhecer não apenas a estrutura física, como os laboratórios básicos e a biblioteca, mas também conversou alunos e professores, que compartilharam suas experiências e opiniões sobre o curso.

“Quero parabenizar todos os integrantes do programa, mais especificamente aqueles que fazem parte do Curso de Gestão da Qualidade do ProfiTec. Esse programa especial da Uema pretende interiorizar os cursos tecnólogos a fim de que aqueles jovens que precisam de maior qualificação possam ser preparados para ocupar vagas de trabalhos em empresas que venham a se instalar no Maranhão ou tornem-se empreendedores. Vamos cada vez mais melhorar nosso desempenho nos cursos tecnológicos para melhor atender à nossa população”, comemorou o reitor da Uema, Walter Canales.

Para o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos,  essa nota representa o compromisso da universidade com a qualidade do ensino e as necessidades do mercado de trabalho no Maranhão.

“A nota obtida reflete o compromisso da Uema em oferecer um ensino de qualidade, alinhado às necessidades do mercado e às expectativas dos estudantes. Para nós que estamos na gestão do ProfiTec e todos os envolvidos no processo, esse resultado representa um reconhecimento do trabalho árduo e dedicado para oferecer uma formação de excelência aos futuros profissionais da área de gestão da qualidade”, disse.

Enquanto a coordenadora do Curso de Gestão da Qualidade reforçou que a nota obtida valida um conjunto de ações e recursos para uma formação de excelência nessa área.

“Um curso bem estruturado e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação é essencial para formar profissionais capacitados a enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual.Com a nota 4, podemos confiar que o curso de Gestão da Qualidade oferecido pela nossa instituição atende aos mais altos padrões de qualidade educacional. Isso significa que os alunos têm acesso a uma equipe docente qualificada, uma infraestrutura adequada e um currículo atualizado, tudo isso para que possam atuar com sucesso no mercado de trabalho”, disse Thayanne Ferreira.

Sobre o Curso de Gestão da Qualidade

É um curso de graduação que tem duração média de 2 anos e 6 meses, cujas aulas são presenciais e ocorrem somente aos finais de semana.

O profissional formado nessa área estará apto a planejar, implementar e auditar sistemas de gestão da qualidade e produtividade. Realizar mapeamento de processos organizacionais segundo indicadores de qualidade e produtividade. Elaborar e analisar documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas. Desenvolver avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização, dentre outras habilidades.

Por Débora Souza