Docente do Campus Santa Inês apresenta trabalho em Encontro Científico realizado em São Paulo

Por em 25 de abril de 2024

A Profa. Dra. Eliane Mendes Rodrigues, do curso de Enfermagem Bacharelado da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou do 6° Encontro Científico Internacional de Ozonioterapia em Campinas (SP), promovido pelo Instituto Brasileiro de Ozônio e Suas Aplicações (IBO3A).

A professora Eliane, que é do Campus Santa Inês, apresentou a pesquisa sobre “A Ação da Ozonioterapia em Fungos Causadores de Onicomicose: Um estudo in vitro”. Ela enfatizou que essa participação proporcionou uma imersão em novos estudos e pesquisas no campo da Ozonioterapia que objetivam comprovar sua eficácia clínica para uma aplicação ética e segura no tratamento de muitas doenças ainda não estudadas.

Ela destacou o potencial da Ozonioterapia como uma ferramenta de baixo custo e complementar aos tratamentos convencionais. “Sabemos que a Ozonioterapia é uma ferramenta de baixo custo e coadjuvante aos tratamentos convencionais, potencializando o desfecho clínico de diversas afecções. A Lei Nº 14.648 autoriza o uso da Ozonioterapia em território nacional aos profissionais da área da saúde devidamente capacitados pelos seus respectivos conselhos de classe”, disse.

Além disso, a docente também enfatizou a importância da prática desse tipo de pesquisa para a Uema. “Temos o compromisso de incentivar que essa prática seja realizada sempre com responsabilidade e baseada em pesquisas de qualidade. Nesse contexto, acreditamos que a Universidade Estadual do Maranhão, com seu grande potencial de formação na área de ensino, pesquisa e extensão, possa fomentar pesquisas também na Ozonioterapia, contribuindo para a construção do conhecimento e universalização dessa prática”, finalizou a professora.

O encontro, realizado nos dias 19 a 21 de abril, reuniu renomados estudiosos da área, no Brasil e no exterior, apresentando pesquisas, estudos e relatos de caso.

Por: Karolynne Sodré