Parceria entre Uema e Senai-MA beneficiará estudantes do Curso de Energias Renováveis do ProfiTec

Por em 17 de abril de 2024

Representantes do Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema) estiveram reunidos, ontem (16), na sede da FIEMA, com membros do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA) para tratar sobre uma parceria que irá beneficiar os estudantes do curso tecnólogo em Energias Renováveis.

A intenção é a locação de laboratórios da unidade Senai Raimundo Franco Teixeira, localizado no bairro Monte Castelo-São Luís, para realização de aulas práticas do curso.

Os estudantes de Energias Renováveis terão a possibilidade de utilizar os laboratórios de Energias Renováveis, Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Eletrônica de Potência, Instalações Elétricas e de Eficientização.

O uso desses laboratórios irá proporcionar as condições necessárias para que os alunos aprendam sobre o desenvolvimento, aprimoramento, gerenciamento e manutenção de ferramentas e sistemas residenciais baseados em energias renováveis.

As atividades práticas serão pensadas em conjunto entre o professor do ProfiTec/Uema e o instrutor do Senai-MA. A previsão é que as aulas práticas iniciem no segundo semestre deste ano.

“A turma do Curso de Energias Renováveis, que será beneficiada por essa parceria, poderá contar com a expertise do Senai-MA para complementar sua formação teórica com atividades práticas enriquecedoras. Isso inclui a realização de experimentos em laboratório, simulações de situações reais e o acesso a tecnologias avançadas  do setor de energias renováveis”, comentou o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos.

Além das representantes do Senai-MA, participaram da reunião o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Uema (CCT) e vice-coordenador do ProfiTec, Fernando Lima, e o assessor financeiro Rodrigo Coelho.

Por Débora Souza