Proexae marca presença no 4º Encontro de Extensão da Abruem

Por em 15 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), marcou presença no 4º Encontro de Extensão da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento, que foi sediado pela Universidade de Taubaté (UNITAU), reuniu mais de 40 gestores de instituições de todo o Brasil em debates sobre a extensão universitária.

Durante dois dias intensos de discussões e intercâmbio de ideias, a Câmara Técnica de Extensão da Abruem promoveu debates substanciais, abordando diversos tópicos importantes para o fortalecimento da Extensão. Desde a capilaridade da extensão universitária até sua integração com programas de pós-graduação, passando pelas diretrizes nacionais para a extensão e sua conexão com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os participantes foram imersos em um ambiente de reflexão e colaboração.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Uema, Ilka Serra, teve participação fundamental no evento, mediando um debate de grande relevância, particularmente sobre as diretrizes dos ODS na perspectiva das ações extensionistas no Brasil. A Uema se destaca por suas iniciativas extensionistas, como os programas Mais Extensão e Extensão Sustentabilidade. Um ponto destacado e de orgulho para a universidade é a conquista do selo ODS, tornando-se a segunda no Brasil e a primeira no Nordeste a receber essa distinção, posicionando-a como uma referência em ações extensionistas alinhadas com a Agenda 2030. Esse feito não apenas ressalta a qualidade das iniciativas extensionistas da Uema, mas também a posiciona como uma referência nacional em ações alinhadas com os desafios globais de sustentabilidade e desenvolvimento.

Ilka Serra enfatizou a importância da participação da Uema na câmara de extensão da Abruem como uma oportunidade para avanços regionais e nacionais na área da extensão universitária. Ela destacou o apoio irrestrito da reitoria da Uema, que tem fortalecido essas iniciativas, promovendo a integração da extensão tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de áreas transversais como inovação e sustentabilidade, alinhadas com os ODS.

Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, “a presença da Uema na câmara de extensão da Associação dos Reitores evidencia as vastas oportunidades de avanço que temos não apenas em âmbito regional, no Nordeste, mas também em nível nacional. Estar entre as universidades que compõem essa câmara ressalta nosso compromisso em promover uma extensão universitária de qualidade. Estamos ampliando nossos esforços não apenas na graduação e pós-graduação, mas também em áreas transversais como inovação, sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa integração reflete nosso compromisso com o desenvolvimento holístico e responsável, alinhado com as necessidades da sociedade e os desafios globais”, disse.

Assim, a presença e atuação da Uema no 4º Encontro de Extensão da Abruem não apenas consolidam sua posição como líder em ações extensionistas, mas também reforçam o compromisso da universidade em contribuir significativamente para o desenvolvimento social, sustentável e o bem-estar da sociedade.

Por: Karla Almeida