Programa Ensinar da Uema é referência na formação de professores

Por em 4 de abril de 2024

Na última quarta (03), a Coordenadora Geral do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Profa. Maria Gorette Carvalho, e a Coordenadora Geral do Programa Caminhos do Sertão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Profa. Diana Barreto, se reuniram, com o intuito de promover uma troca de experiências entre ambos os programas.

A Universidade foi procurada pela UEMASUL, que busca entender como é o funcionamento do Ensinar, a fim de implantar melhorias no Caminhos do Sertão.

“Foi uma visita muito importante para ambos os programas. Escutamos queixas, demandas. Tentamos responder o que ela julgava necessário para o Caminhos do Sertão. Nos sentimos orgulhosos de estar compartilhando nossas experiências. Acredito que tanto nosso Programa quanto o da UEMASUL têm dificuldades, apesar do fluxo de processos serem diferentes, uma vez que temos 50 polos e eles possuem 04. Mas, isso não quer dizer que é menor em dificuldade. Eles precisam se alinhar para resolver questões de conselho, de projeto político-pedagógico, de funcionamento de cursos, práticas e etc. Então, a coordenadora veio conhecer  o funcionamento do Ensinar e, assim, verificar o que poderá melhorar lá”, disse a Profa. Maria Gorette Carvalho.

A Coordenadora, ainda, destacou a longa história da Uema na formação de professores. “Nossa história não começou somente com o Programa Ensinar, temos um histórico que vem desde a década de 90 e vem se arrastando dentro de programas criados e recriados para atender as demandas do momento na formação de professores, beneficiando quem não teve a oportunidade de uma formação de nível superior”, frisou.

Para a Profa. Diana Barreto, o Ensinar é uma referência no Estado. Por isso, a UEMASUL resolveu entender mais sobre o funcionamento do Programa, sendo uma reunião extremamente proveitosa. “Nós, enquanto coordenação do Programa Caminhos do Sertão,  aprendemos muito nesse diálogo com a equipe do Ensinar. Se nós temos essa singularidade de programa, que é a interiorização do ensino superior no Maranhão, obviamente passamos por algumas dificuldades e como o Ensinar já tem uma experiência vasta, essa aproximação é de grande valia para que aprendamos e troquemos experiências”, destacou ela.

Compondo a equipe do Ensinar, estavam presentes também na reunião, o Vice-Coordenador, Prof.Fernando Moucherek; o Coordenador Pedagógico, Prof.Washington Luis Rocha; o Coordenador de TCC e Estágios, Prof.Weyffson Luso; e os Diretores dos Cursos de Pedagogia (Prof.José Paulino Santos), Ciências Biológicas (Prof.Jackson Ronie Sá), Letras (Mary Joice Paranaguá) e Matemática (Prof.Jackson Martins).

Por: Paula Lima

Fotos: Wanessa Dias