Projeto da Uema é selecionado no Programa PET – Saúde Equidade do Governo Federal

Por em 8 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Caxias, foi selecionada no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. A Instituição foi aprovada com o projeto “CUIDAR PARA TRANSFORMAR: acolhimento e valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores no SUS, no processo de cuidado ao enfrentamento das violências laborais, no cuidado a saúde mental e cuidado à maternagem mais equitativo“.

O projeto visa promover a valorização integral das trabalhadoras no âmbito do SUS, com foco em saúde mental e no enfrentamento das violências laborais. Por meio de ações de formação, sensibilização e intervenções práticas, a ideia é criar um ambiente de trabalho saudável, equitativo e acolhedor.

“A Uema foi uma das 150 instituições contempladas em todo o país, sendo duas no Maranhão. Essa conquista é significativa, promovendo o fortalecimento da saúde pública em Caxias e Coroatá. Capacitará profissionais e estudantes para atuarem de forma mais eficaz no SUS, integrando Universidade e Serviço para uma formação alinhada às necessidades locais de saúde. Os projetos têm potencial para impactar positivamente a comunidade, oferecendo melhores serviços e enfrentando desafios locais. A aprovação reflete o reconhecimento da qualidade das propostas da Uema”, explicou a Coordenadora do projeto, Profa.Joseneide Teixeira Câmara.

A ação contará com capacitação de estudantes e profissionais da saúde; implementação de ações de prevenção e enfrentamento das violências laborais; promoção da saúde mental das trabalhadoras; e a criação de um ambiente de trabalho mais equitativo.

O projeto será desenvolvido em cinco diferentes unidades de saúde de do município de Caxias e Coroatá, sendo oferecidas 55 vagas para preceptores, orientadores de serviços e monitores/alunos,

As atividades serão desenvolvidas durante 24 meses, no entanto para oportunizar mais alunos e comunidade geral, a seleção será realizada a cada 12 meses.

Inscrições

O edital para preceptores, orientadores de serviços e monitores/alunos, para o Departamento de Ciências da Saúde do Campus Caxias foi divulgado. As inscrições acontecem de 08 a 15 de abril. A previsão para início é maio deste ano.

Os preceptores devem ter diploma de curso superior, com conselho ativo em Medicina, Enfermagem e Psicologia e está atuando na Rede de Saúde dos municípios de Caxias e Coroatá durante a execução do projeto.

Os orientadores de serviços devem trabalhar na área da saúde de quaisquer níveis de formação e está atuando na Rede de Saúde dos municípios de Caxias e Coroatá durante a execução do projeto.

Já, os alunos devem ser dos cursos de Enfermagem, Medicina, Ciências Sociais e História, da UEMA, Campus Caxias, cursando entre o 3º ao 6º período, e alunos de Psicologia, do Campus Coroatá, desde o 1º período, estando com matrícula ativa no período vigente, de 2024.1.

Acesse o Edital AQUI.

Sobre o PET – Saúde Equidade

O PET-Saúde visa a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. Portanto, se propõe a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito da saúde, a fim de fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES). As atividades envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

Por: Paula Lima