Reitor Walter Canales apresenta potencial da Uema em Seminário de Educação Profissional e Tecnológica realizado pelo Iema

Por em 17 de abril de 2024

Marcando presença da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, organizado pelo Iema, na tarde de ontem (16), no Palácio Henrique de La Rocque, o reitor Walter Canales, destacou o potencial da universidade no cenário da educação, com seus cursos superiores e técnicos, visando a formação do cidadão maranhense.

Na oportunidade, o professor ressaltou a importância da educação profissional e tecnológica do Estado do Maranhão que, segundo ele, é uma modalidade onde se agregam os bacharelados e as licenciaturas, com significativos números de alunos.

“A nossa intenção aqui, nesse evento, é mostrar ações bem sucedidas da Uema, como o Profitec e os cursos tecnológicos a distância, que indicam que estamos no caminho certo ao interiorizar esse modelo de educação, que coloca mais cedo no mercado de trabalho os profissionais que fazem com que as empresas atraídas pelo estado sejam preenchidas com vagas de maranhenses”, completa o reitor.

De acordo com a professora Cricielle Muniz, diretora geral do Iema, o Instituto, hoje, vem debatendo e fortalecendo com muita ênfase a educação profissionalizante no Maranhão, além de atender a demanda do mercado mediante o crescimento em diversas áreas. “Hoje estamos realizando este seminário com as unidades do Iema e outras instituições de ensino. Este é um momento em que estamos discutindo os desafios da educação profissional no Maranhão, com um olhar no melhoramento das condições sociais do nosso povo”, disse a professora.

O evento, que contou com a participação de estudantes, ex-estudantes, professores e autoridades convidadas,  teve como objetivo disseminar a discussão e refletir sobre a relevância da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), visou, ainda, facilitar a interação e a articulação das ações da educação profissional entre os órgãos governamentais, buscando novas perspectivas de fortalecimento da EPT por meio do intercâmbio de experiências, ideias e informações, bem como a expansão de parcerias intersetoriais em torno de objetivos comuns.

O Iema, que está presente em 39 municípios, com 18.182 alunos matriculados nos diversos cursos profissionalizantes que oferece, tem a missão de promover a educação profissional, científica e tecnológica, de forma gratuita, inovadora e de qualidade, visando a formação integral dos jovens para atuarem na sociedade.

Por Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho