Reitoria realiza encontro de alinhamento estratégico com Laboratório de Meteorologia da Uema


Por em 11 de abril de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu Magnífico Reitor, Walter Canales, reuniu-se com os meteorologistas e técnicos do Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental da Uema para alinhamento de demandas e projetos para 2024. 

“O nosso intuito é alinhar os projetos já existentes com projetos futuros, tanto em parceria com a iniciativa privada quanto a iniciativa pública. O que queremos é estar preparados para oferecer aos futuros alunos do Curso de Meteorologia da Uema uma gama de oportunidades ainda maior do que já é encontrada hoje, aqui, com o Núcleo Geoambiental da Uema”, enfatiza o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales.  

Entre as novidades para o segundo semestre de 2024, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a chegada de mais quatro novos cursos de graduação, Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior, o PAES 2024, entre eles, o curso de Meteorologia Bacharelado no Campus Paulo VI, em São Luís.  

Desde 2002, a principal fonte de informações sobre meteorologia, geoprocessamento e recursos hídricos do estado fica localizado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Trata-se do Núcleo Geoambiental (Nugeo), atualmente vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA). 

O trabalho desenvolvido no Nugeo é referência dentro e fora do Maranhão, e repercute regularmente em veículos de imprensa com dados e entrevistas concedidas pelos pesquisadores da Uema. 

Entre as atividades desenvolvidas regularmente pelo núcleo, estão a previsão diária do tempo para o Maranhão inteiro e por microrregiões. Os pesquisadores do núcleo criam mapas de previsão, gráficos climáticos, fazem zoneamentos climáticos e agroclimáticos, além de balanço hidrológico para o setor produtivo. 

Ao fornecer antecipação de eventos meteorológicos e diagnósticos geoambientais, o Nugeo colabora para que não só a população planeje suas atividades diárias, agricultores ajustem suas práticas, como auxilia nas medidas de segurança tomadas pelas autoridades, oportunizando aos futuros alunos do Curso de Meteorologia da universidade, um espaço de aprendizado e conhecimento único no Maranhão. 

Por: Ascom/Uema 

Fotos: Rafael Carvalho 



Últimas Postagens