Saiba como cadastrar-se no Núcleo de Acessibilidade da Uema


Por em 12 de abril de 2024



Visando proporcionar aos discentes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), uma experiência acadêmica mais inclusiva e acessível, já se encontra disponível por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas o cadastro no Módulo do Núcleo de Acessibilidade da Uema. 

O Módulo NAU surgiu com o propósito de atender e realizar o acompanhamento pedagógico dos alunos ingressantes na Uema que apresentam algum tipo de deficiência e/ou transtornos funcionais específicos (dislexia, dislalia, disortografia, TDAH), proporcionando e garantindo igualdade de oportunidades para todos os estudantes. 

Confira o PASSO A PASSO: 

1 – Acesse o Portal Discente → Menu → “Outros” → “Núcleo de Acessibilidade” → “Solicitar Apoio ao NAU”.  

2 – Preencha corretamente o cadastro de solicitação. 

3 – Após a conclusão do passo a passo com atenção, basta aguardar o parecer dos profissionais especializados do Núcleo de Acessibilidade da Uema (NAU).  

Sobre o Núcleo de Acessibilidade da Uema:  

O núcleo deu início as suas atividades em novembro de 1998, com a criação de um espaço para acompanhamento de alunos e professores, recrutando, inicialmente, dois brailistas. Com a Resolução n.º 231/00- CONSUN/Uema, surge o Núcleo Interdisciplinar de Educação Especial -NIESP, ampliando o atendimento. Em 2014, houve a criação do Núcleo de Acessibilidade da Uema, por meio do Programa Incluir.  

O NAU é o setor da Uema responsável pela orientação e apoio aos alunos com deficiência. Desenvolve campanhas em prol da acessibilidade, orienta professores e técnicos a respeito dos direitos acadêmicos dos estudantes com deficiência e de adaptações pedagógicas, promove estratégias de acessibilidade pedagógica, fornece equipamentos e serviços de tecnologia assistiva, bem como disponibiliza o acompanhamento de intérpretes e de estudantes do Auxílio Apoio Inclusão para o atendimento aos estudantes com deficiência. 



Últimas Postagens