Seminário de Pedagogia do Programa Ensinar resgata a história de Nova Olinda do Maranhão

Por em 16 de abril de 2024

Os alunos do 1° período do curso de Pedagogia do Polo Nova Olinda do Maranhão, do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, já iniciaram as aulas com muito trabalho, pesquisa, emoção e empolgação.

No segundo final de semana de aula, aconteceu o I Seminário de História da Educação, sob a supervisão do Professor José Paulino Santos. O objetivo foi resgatar elementos da história oral, cultura, pertencimento, identidade, linguagem, símbolos e imaginário, ressaltando a historicidade local, na dimensão sócio-educacional da cidade.

Na ocasião, participaram gestores, educadores, lideranças comunitárias, artistas, poetas e outras representações locais. São eles: Antônio Monteiro (compositor do Hino de Nova Olinda do Maranhão); Professora Maria Goreth (uma das pioneiras na área educacional e ex-secretária de educação); Maria Oneide e sua filha Rosângela (Maria Oneide foi a primeira moradora do município); Professora Iranelde Brito (pioneira na área da educação e cultura), Dr.Rogério (renomado Engenheiro Civil); Edigar e João Edigar (músicos); e o grupo de dança Arapijó.

“Foi um momento de grande conhecimento, muito rico. Os alunos se sentiram motivados, mobilizados na direção da proposta. Eles realizaram entrevistas, fizeram investigação de campo, trabalharam com a historiografia, com a pesquisa etnográfica, fizeram o resgate de materiais concretos que contam a história da educação da cidade. Com certeza, isso desperta neles a marca da Universidade, que é a pesquisa”, explicou o Prof.Paulino Santos.

Para a aluna Raynan Mendes, o seminário agregou muitos conhecimentos sobre a história geral de Nova Olinda do Maranhão, fazendo renascer nela um grande orgulho em ser filha da cidade, em ser Novaolindense. “Foi também um seminário regado de muitas falas embargadas, muitas lágrimas e ouvidos atentos a cada nova informação dada por partes dos nossos convidados, que contavam aos poucos as histórias sobre o desenvolvimento do município. Eu como aluna sempre esperava muito do ensino do Programa Ensinar, no entanto em momento algum imaginava já no segundo final de semana, essa grande oportunidade de saber mais sobre minha cidade”, disse ela.

A aluna Leidiane Pinto disse que sem dúvidas nenhuma, o seminário enriqueceu ainda mais seus conhecimentos. “Tive a oportunidade de conhecer a história local. Mesmo não sendo nativa da cidade, sinto-me muito orgulhosa de poder fazer parte da história e de ter a oportunidade de participar desse importante momento, tanto pela sua proporção e seriedade no sentido dos convidados quanto do professor, que teve esse olhar minucioso de nos mediar para que pudéssemos ter acesso a tantos conhecimentos logo no início do nosso curso. A palavra que fica é: gratidão”, destacou.

De acordo com a aluna Isabella Farias, “diante dos temas abordados, observamos sobre os costumes, crenças e culturas vindas para o município. Com isso, é fato que ainda sabemos muito pouco sobre a nossa história, nossos costumes. Ficou claro o quanto precisamos buscar e entender sobre o nosso maior patrimônio, uma história rica e cheia de saudades de pessoas que por aqui já passaram, deixando seus ensinamentos”.

Por: Paula Lima