Superintendência de Gestão Ambiental do Campus Caxias realiza trote solidário

Por em 11 de abril de 2024

Durante a manhã e parte da tarde de quarta-feira, dia 10 de abril, foi realizado um trote solidário na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Caxias organizado pela Superintendência de Gestão Ambiental (AGA/Uema). O trote consistiu na doação de sangue feita por alunos, servidores da instituição e público em geral. A atividade teve a parceria do HEMOMAR (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão) de Caxias.

A superintendente da AGA no Campus, professora Deuzuíta dos Santos Freitas, falou: “O trote solidário é um acolhimento para os calouros, em que procuramos sensibilizá-los sobre a importância da responsabilidade social. Para que eles, como cidadãos, contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas da sociedade em que estão inseridos”, explicou.

A coordenadora do HEMOMAR/Caxias, Silvana Silva, também se manifestou: “Hoje estamos em uma campanha externa no Campus Caxias da Uema. É uma parceria que já acontece há três anos e só temos a agradecer. Nosso estoque de sangue se encontra baixo e precisamos do apoio de todas as unidades, de todos os que estiverem disponíveis a fazer a doação. É um gesto importante, que salva até quatro vidas. Os requisitos básicos para ser doador são: estar bem de saúde, dormir bem e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes de doar”, explicou.

Para fazer a doação, as pessoas passavam por uma triagem, onde apresentavam um documento e a carteira de vacinação. Em seguida, conversavam com uma médica clínica. Depois de doar, recebiam um lanche.

Por: Emanuel Pereira