Uema aprova projeto de Estágio Pós-Doutoral


Por em 16 de abril de 2024



                           

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), aprovou as normas e o Projeto de Pós-Doutorado da instituição (PPD/UEMA). Entre as mudanças está a Bolsa Fixação Doutor, que passa a ser chamada de Bolsa PPD/UEMA.

A iniciativa busca atrair doutores produtivos para atuar em atividades de pesquisa e pós-graduação da Uema. Sendo assim, o Programa Pós-Doutorado constitui-se como um instrumento da política de desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, visando aprimorar o desempenho institucional.

“O intuito é tornar mais atrativa a recepção de jovens doutores da Uema. A nomenclatura Fixação Doutor foi criada nos anos 90 pelos órgãos federais e a Uema também adotou. Então, a resolução não somente atualiza essa nomenclatura, mas também cria uma política para tentar atrair mais doutores para a Instituição”, explica o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.Dr.Marcelo Cheche.

O PPD/UEMA abrange as seguintes modalidades:
1) Bolsa PPD/UEMA proveniente de recursos orçamentários da Uema, ou seja, o que antes era chamado de Bolsa Fixação Doutor;
2) Bolsa PPD/UEMA/Programas Especiais, proveniente de recursos orçamentários externos à Uema;
3) Bolsa PPD/UEMA/Professor Pesquisador, sem o pagamento de bolsa, e voltada para profissionais de outras IES, que desejam realizar Estágio Pós-Doutoral na Uema;
4) Bolsa PPD/UEMA/Pesquisador, sem o pagamento da bolsa, e voltada para pesquisadores não vinculados a IES, e que integrem Programas de Pós-Graduação da Uema, na condição de docentes permanentes.

Poderão participar os profissionais portadores de título de doutor que possam realizar o estágio em tempo integral ou com acúmulo de bolsa de até 20 horas de vínculo empregatício, junto ao programa de pós-graduação a que ficarão vinculados. E a duração do Estágio é de no mínimo três meses e no máximo 12 meses, podendo ocorrer até três prorrogações.

Ao final do Estágio, a PPG expedirá declaração indicando o nome do pós-doutorando, o projeto desenvolvido, a duração, o supervisor, a respectiva unidade acadêmica ou campus e o programa de pós-graduação.

Acesse a Resolução AQUI.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens