Uema celebra o Dia do Trabalhador em evento de reconhecimento e luta

Por em 29 de abril de 2024

Na manhã de hoje, 29 de abril, o auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi palco de um evento em alusão ao Dia do Trabalhador. A Gestão da Universidade, do Sindicato dos Trabalhadores da Uema (SINTUEMA) e da Associação dos Servidores da Uema (Assuema) se reuniram com os membros da comunidade acadêmica para celebrar as conquistas alcançadas e discutir os desafios que ainda permeiam a realidade dos trabalhadores.

O presidente do SINTUEMA, Walber Tomé, ressaltou a importância de celebrar essa data, que remete à luta histórica dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. “Hoje é dia de celebrar o dia do trabalhador. Nós sabemos das dificuldades que a classe trabalhadora enfrenta, mas comemorar essa data é importante, já que obtivemos algumas vitórias”, destacou Tomé. Ele mencionou especificamente a conquista da gratificação de 40%, mas salientou que há ainda muito a ser conquistado e demandas importantes a serem atendidas, nas quais o sindicato continuará empenhado.

A presidente da Assuema, Socorro Carvalho, compartilhou o sentimento de gratidão e celebração, reconhecendo o apoio crucial da reitoria para alcançar as conquistas dos trabalhadores. “Essa luta é de todos, foi imprescindível o apoio da reitoria para que a gente pudesse obter nossas conquistas”, afirmou Socorro, expressando confiança em dias melhores para a categoria.

O reitor da Uema, Walter Canales, enfatizou a importância de valorizar o trabalho e a união para alcançar objetivos comuns. “Hoje estamos comemorando o Dia do Trabalhador, uma data que nos dignifica e engrandece. É necessário destacar também esse momento de união, imprescindível para que juntos possamos obter conquistas”, ressaltou Walter. Ele destacou a recente conquista do aumento de 40% da gratificação de suporte acadêmico dos integrantes de apoio administrativo (ADO) da Uema como resultado da união e do diálogo entre as partes envolvidas.

O evento na Uema não apenas celebrou as conquistas dos trabalhadores, mas também reforçou o compromisso contínuo com a luta por melhores condições de trabalho e o reconhecimento da importância do diálogo e da união para alcançar esses objetivos.

Sobre o Dia do Trabalhador:

Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago – Estados Unidos, em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no primeiro dia de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925, por um decreto do presidente Artur Bernardes. Outro ponto muito importante atribuído ao Dia do Trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1 de maio de 1943.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho