Uema e Casa do Bairro realizarão exposição fotográfica

Por em 30 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão em parceria com a Casa do Bairro realizarão uma exposição fotográfica nomeada ” Cartografias do patrimônio cultural: fotografias afetivas de crianças pelo Bairro do Desterro”. O encontro acontecerá entre os dias 06 e 16 de maio na Rua da Palma, Centro de São Luís a partir das 14:00 horas.

Vale ressaltar que no dia 17 de fevereiro de 2024, em parceria da UEMA com a Casa do Bairro, foi realizada uma oficina de Reconhecimento cartográfico no bairro do Desterro a partir do registro fotográfico pelo olhar de 30 crianças de 5 a 12 anos. A profa. Dra. Bianca Roqué levou sua turma com 24 estudantes universitários de Cartografia Escolar, do curso de Geografia da UEMA, para acompanharem as crianças que participam de atividades da Casa do Bairro.

Nessa atividade as crianças apresentaram o Desterro para os universitários e mostraram lugares onde gostam de frequentar, lugares que não costumam ir com frequência mas tem curiosidades, lugares que não gostam de passar perto e, ainda, lugares que dizem sobre a sua história familiar. Essa atividade teve como foco perceber como os lugares são percebidos de formas diferentes e como as crianças criam narrativas cartográficas de pertencimento ou de desvalorização a partir dessa cartografia que se inicia com o caminhar pelas ruas.