Uema e FUMPH unem esforços para preservar o Centro Histórico de São Luís

Por em 11 de abril de 2024

Foi realizado, na última segunda-feira, dia 8 de abril, na sala de reuniões do prédio de Arquitetura e Urbanismo – Centro Histórico, um importante encontro entre representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH). O objetivo principal foi discutir e formalizar uma parceria estratégica para a preservação e valorização do Centro Histórico de São Luís.

A proposta de acordo de cooperação técnica entre a Uema, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), e a FUMPH visa desenvolver projetos e programas de extensão que envolvam alunos dos cursos da universidade, a princípio de Arquitetura e História.

Estiveram presentes no encontro a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Uema, Ilka Serra, a diretora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema, Thaís Zenkner, a presidente da FUMPH, Kátia Bógea, além de assessores das duas instituições.

Um dos intuitos dessa parceria é a colaboração da Uema na divulgação do “Manual dos Usuários do Centro Histórico — São Luís um patrimônio do mundo”, projeto concebido pela FUMPH em colaboração com a Editora Quereres e com o apoio do Instituto Cultural Vale (ICV), através da Lei Rouanet, que busca sensibilizar e orientar a comunidade local sobre a importância da preservação do patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e ambiental da região.

O manual, que surge em comemoração aos 25 anos do título da UNESCO para o Centro Histórico de São Luís, busca envolver moradores, comerciantes e usuários do centro, oferecendo orientações sobre a importância cultural e turística da área e incentivando a participação em ações de preservação.

Além disso, a proposta de celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre a FUMPH e a Uema prevê a oferta de cursos de extensão para estudantes e professores de graduação do curso de Arquitetura da Uema, visando formar profissionais capacitados para atuar na preservação e conservação dos bens tombados. Estes cursos, que serão realizados nos dias 18 e 19 de abril no auditório do curso de Arquitetura da Uema, com direito a certificado, representam uma oportunidade única para os alunos se envolverem ativamente na proteção do patrimônio histórico.

Essa parceria entre a Uema e a FUMPH representa um marco na promoção da educação patrimonial, na sensibilização da população e na conscientização da importância cultural e turística do Centro Histórico de São Luís, demonstrando o compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável e a valorização da história e da identidade maranhense.

Por: Karla Almeida