Uema e Governo do Estado firmam parceria para melhorias no campo

Por em 23 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou na manhã desta terça-feira (23), do evento “Grito da Terra Maranhão 2024”, realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (FETAEMA), em frente ao Palácio dos Leões. Este movimento visa buscar melhorias nos direitos, segurança e proteção do meio ambiente, entre outras pautas essenciais para os trabalhadores rurais do estado.

Durante o evento, o Governador Carlos Brandão aprovou o programa apresentado pela Uema, que ofertará cursos de formação para agricultores familiares do Maranhão, e já está previsto para iniciar ainda este ano.

O vice-reitor da Uema, Prof. Paulo Catunda, expressou sua satisfação com a parceria: “Dia muito importante para a universidade, ter o Uemanet envolvido nesta parceria com a FETAEMA, ofertando cursos para melhorar a condição do trabalhador rural no Maranhão, nos orgulha muito. Nosso estado tem uma quantidade muito grande de trabalhador rural e queremos ajudar ofertando essa qualificação.”

Além disso, a Coordenadora do Uemanet, prof.ª Ligia Tchaicka, destacou a relevância do evento para a Uema: “O evento de hoje foi muito significativo para nossa universidade. O governador aprovou nosso programa de formação e já iniciaremos este ano com os cursos de formação inicial e continuada e também a graduação de Tecnólogo em Agricultura Familiar. Então, a Uema cumpre com seu papel de atender aos públicos mais diversos do Maranhão e está sempre se alinhando às demandas da comunidade maranhense.”

Estiveram presentes no evento o Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão; o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda; a Coordenadora do Uemanet, prof.ª Ligia Tchaicka; o Secretário da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré; a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Lilia Raquel; a Sindicalista Presidente da FETAEMA, Angela Silva; os Deputados Estaduais Carlos Lula, Roberto Costa e Júlio Mendonça; além de representantes do Governo Federal, do Legislativo, da CONTAG e de outras entidades sindicais e setores da sociedade.

Essa parceria entre a Uema, o Governo do Maranhão e a FETAEMA promete trazer avanços significativos para o desenvolvimento rural do estado, proporcionando oportunidades de qualificação e fortalecendo os laços entre as instituições e a comunidade.

Por: Caio Marcos
Fotos: Rafael Carvalho