Uema é habilitada a desenvolver o projeto Sala Verde em mais oito campi

Por em 10 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), conquistou a aprovação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para a realização do projeto “Salas Verdes” em mais oito municípios onde a instituição possui campus presencial. Até então, o projeto era executado apenas em São Luís desde 2018.

De acordo com a chamada nº 01/2023, o projeto “Salas Verdes” foi certificado para ser implementado nos campi de Balsas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Grajaú, São Bento e Timon. Com essa ampliação, a Uema passa a ser a instituição com mais salas verdes habilitadas pelo Ministério do Meio Ambiente no Brasil.

Com a coordenação da bióloga Kelly Santos, membro da Superintendência de Gestão Ambiental da Uema, o projeto tem como objetivo integrar a instituição com diferentes níveis de ensino (fundamental, médio, técnico, superior, formação continuada e centros de convivência comunitários) e conta com mais de 40 ações de pesquisa ou extensão vinculadas aos centros de ciências da Uema. Há, inclusive, disponibilidade para agendamento e visitação permanente.

Com esta nova conquista, a Universidade Estadual do Maranhão assume uma posição de destaque como gestora de sustentabilidade na educação ambiental e como promotora de desenvolvimento social.

O Projeto Salas Verdes tem como objetivo incentivar a implantação de Salas Verdes para atuarem como centros de informação e formação ambiental, em consonância com as diretrizes prioritárias do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA).