Uema lança editais de auxílio estudantil 2024

Por em 5 de abril de 2024

Com o objetivo de complementar despesas da comunidade estudantil em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos seus diversos Campi,  a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou, na manhã desta sexta-feira, 05, na sala de reunião da Reitoria, Campus Paulo VI, a Cerimônia de lançamento dos Editais de Auxílio Estudantil 2024.

A política de assistência ao estudante desenvolvida pela Uema, de acordo com a Proexae, configura-se um conjunto de ações voltadas ao atendimento aos alunos matriculados nos cursos presenciais e EaD, Profitec e Ensinar de graduação, visando a permanência e o êxito na perspectiva de inclusão social, produção de conhecimento e melhoria do desempenho acadêmico.

Os benefícios, ofertados pela universidade, com o aporte financeiro do Governo do Estado, que não tem medido esforços para contribuir com essa política em favor dos estudantes, são: Auxílio Permanência, Auxílio Creche, Auxílio Alimentação, Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência e Auxílio Financeiro para Apresentação de Trabalhos em Eventos.

Com relação ao Auxílio para Apresentação de Trabalhos em Eventos, é uma concessão financeira para os estudantes da Uema, de graduação e pós-graduação “stricto sensu”, mediante apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão, aprovados em eventos nacionais e internacionais. O benefício será concedido uma vez por ano, tanto para estudantes como para a entidade de representação estudantil.

O reitor Walter Canales considerou o lançamento dos editais em duas partes, uma delas voltada para o auxílio estudantil e a outra para projetos de extensão. Segundo ele, o auxílio estudantil é muito importante para manter o aluno na universidade, por diversas situações relacionadas à alimentação, moradia, creche e situações que fazem com que ele não consiga permanecer na academia.

“Estes editais têm a missão de mantê-lo na universidade para poder continuar seus estudos, finalizá-los e ter, realmente, uma transformação em sua vida por meio da certificação e da qualificação do ensino superior”, disse o professor.

O outro edital, continua o reitor, que se refere a projetos de extensão, tão importante neste momento de curricularização da extensão, visa possibilitar que a sociedade maranhense tenha conhecimento do que é feito na universidade por meio desses projetos que têm um grande alcance social.

A pró-reitora da Proexae, professora Ilka Serra, disse que é importante ressaltar que os auxílios da Universidade Estadual do Maranhão, que estão se destacando em nível de Brasil, entre as universidades estaduais, com maior quantidade de auxílios, considerando os 6 benefícios que atendem desde alunos com deficiência, creche, moradia, alimentação e transporte e, isso, diz ela, vem na perspectiva da permanência dos estudantes que são vulneráveis, considerando os 20 Campi da Uema. “A política afirmativa que a universidade tem de considerar esses alunos como importantes é percebida por ações dessa natureza, tendo em vista que quase 70% deles são oriundos de escolas públicas”. E acrescentou: “A cada ano, a universidade fomenta seus auxílios estudantis, planejados em pareceria com a Proplad e coordenados pela Proexae”.

A professora ainda esclareceu que esta importante iniciativa de inclusão social da Uema, tem sido bem vista pelo governo, como uma das políticas mais importantes do estado. Ela aponta que o governador Carlos Brandão tem dado prioridade para essa matéria, garantindo firmemente o financeiro para todas as ações da assistência estudantil.

Conforme explica a presidente do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Sociais, que na oportunidade, representou os demais CAs da Uema, na capital e interior do estado, aluna Nathalia Almeida, os auxílios são fundamentais para manter o estudante dentro da universidade, com suporte para permanecer estudando e realizando seu sonho. “É importante que o aluno fique atento nas redes sociais e no site da Uema para não perder as oportunidades que a instituição oferece”, frisou Nathalia.

Ainda participaram da solenidade o vice-reitor da Uema, professor Paulo Catunda, o deputado federal Alan Garcês, pró-reitores, assessores e estudantes

Por Alcindo Barros

Fotos: Luis Paulo Sousa