Uema promove eventos de combate à violência contra mulheres

Por em 19 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Grupo de Ensino, Extensão, Assistência, Pesquisa e Prática Jurídica (GEAPJ), realizou dois eventos dedicados à conscientização e combate à violência contra as mulheres nos dias 17 e 18 de abril. As iniciativas visaram fornecer informações relevantes, promover o debate e destacar projetos de apoio às vítimas.

Na quarta-feira (17), o auditório da Uema no Centro Caixeiral sediou a palestra intitulada “Queremos viver sem violência”. O evento contou com a participação de diversos projetos, incluindo o “Não Morra Maria da Penha”, “Justiça em Rede” e “Bora Dialogar”, da 2ª Vara da Mulher – TJ MA, assim como o projeto “Rede do Bem: Estamos Aqui Para Ajudar”, do Ministério Público do Maranhão (MP – MA), e iniciativas associadas ao GEAPJ, sob a orientação da professora Jaqueline Demétrio.

Na tarde de quinta-feira (18), o evento “Importância de Ações e Projetos para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres” ocorreu no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) – Campus Paulo VI. Na ocasião, foram apresentados projetos como “Não Morra Maria da Penha” e “Justiça em Rede” da 2ª Vara da Mulher – TJ MA, além do programa “O Judiciário nas Escolas, com Eles e com Elas, por Eles e por Elas”, da 3ª Vara de Violência Doméstica TJ-MA, juntamente com o projeto “Formando e Cozinhando” da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES – MA), e outras iniciativas ligadas ao GEAPJ, também sob a supervisão da professora Jaqueline Demétrio.

O Reitor da Uema, Prof. Walter Canales, expressou sua satisfação com a realização dos eventos: “Este é um momento importante, em que a prof.ª Jaqueline com seu grupo de pesquisa, convidam juízas da 2ª e 3ª Vara e também uma representante da SEDES-MA, para uma troca de conhecimentos em relação a violência de gênero. Nosso objetivo é fortalecer as mulheres para que elas conheçam as leis e se empoderem, para erradicar de vez com essa violência terrível que nós vemos diariamente em todos os noticiários. Fico feliz que a Uema está sempre apoiando essas iniciativas com o Comitê de Prevenção e Combate a Violência de Gênero, isso muito nos orgulha, sempre estaremos dando todo o apoio para que essas iniciativas possam prosperar”.

Esses eventos evidenciam o papel fundamental da Uema na promoção da igualdade de gênero e na luta contra a violência dirigida às mulheres, reafirmando o compromisso da universidade em contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Por: Caio Marcos