Uema promove III Encontro com as Empresas Juniores da universidade

Por em 29 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), em parceria com a Maranhão Júnior, realizou na última sexta-feira (26), o III Encontro de Empresas Juniores da instituição. Realizado na Sala de Multimídia do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), o evento contou com a presença do vice-reitor, professor Paulo Catunda, da pró-reitora adjunta da Proexae, Débora Garreto Borges e da Coordenadora de Assuntos Extracurriculares (CAEX), Poliana Oliveira Cardoso.

A iniciativa teve como propósito principal fomentar o diálogo e o intercâmbio de ideias sobre processos cruciais para o desenvolvimento e fortalecimento das Empresas Juniores (EJ’s) da Uema. Este encontro também busca consolidar ainda mais a parceria entre a universidade e a Maranhão Júnior, uma organização que tem desempenhado um papel fundamental no estímulo ao empreendedorismo e à inovação entre os estudantes.

A pró-reitora adjunta da Proexae, Débora Garreto Borges, expressou seu entusiasmo em participar do evento: “É um prazer para nós da Proexae, por meio da Coordenação de Assuntos Extracurriculares, estar aqui presenciando o III Encontro de Empresas Juniores. Empresas que no contexto universitário representam uma prospecção não só para o futuro, mas o engajamento presente dos alunos com o mercado de trabalho. E nós vemos também a implementação do que nós chamamos na Extensão, de os 5 i’s, que são: Interação dialógica; Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade; Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão; Impacto na formação do estudante e Impacto na transformação social. É um movimento que nos anima, que nós incentivamos, apoiamos e também estimulamos que novas EJ’s se constituam, se consolidem e tenham um exercício pleno da extensão através das atividades.”

O vice-reitor Paulo Catunda enfatizou a relevância do evento, afirmando: “Em um mundo que demanda cada vez mais inovação e empreendedorismo, o engajamento dos alunos nas Empresas Juniores é essencial para sua formação. Parabenizo a Proexae e toda a equipe envolvida na organização do encontro, reiterando o total apoio da reitoria da Uema às EJ’s e expresso o desejo de que esse movimento seja continuamente fortalecido, beneficiando não apenas os alunos e a universidade, mas toda a sociedade maranhense.”

O III Encontro de Empresas Juniores da Uema representa um importante espaço de reflexão e troca de experiências, reforçando o compromisso da universidade com a formação integral dos estudantes e com o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.

Por: Caio Marcos
Fotos: Rafael Carvalho