Uema promove o I Colóquio Internacional de Literatura e Estudos da Linguagem (CILEL) em Bacabal

Por em 10 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Bacabal está se preparando para sediar um dos eventos acadêmicos mais aguardados do ano na área de literatura e linguagem. O I Colóquio Internacional de Literatura e Estudos da Linguagem (CILEL) promete ser um espaço de intensa troca de conhecimento e reflexão sobre temas relevantes da contemporaneidade.

O evento, que ocorrerá de 19 a 21 de junho, adotará um formato híbrido, permitindo a participação tanto presencial quanto virtual, garantindo assim a acessibilidade e a abrangência das discussões. Com a presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais, o colóquio promete ser um marco para a comunidade acadêmica e para todos os interessados no tema.

O I Colóquio Internacional de Literatura e Estudos da Linguagem é uma iniciativa conjunta do Departamento do Curso de Letras Campus Bacabal em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Uema) da Universidade Estadual do Maranhão. Os Grupos de Pesquisa Configurações da Literatura Contemporânea e Estudos Culturais (COLICEC) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Letramento, Argumentação e Texto (GEPLATE), vinculados à Uema/Campus Bacabal, também estão envolvidos na organização do evento.

A proposta interdisciplinar do CILEL visa abordar questões cruciais relacionadas à literatura, letramento, discurso e experiências linguísticas, especialmente aquelas que dialogam com os estudos culturais. Temas como identidade, etnia, raça, corpo, sexualidade, gênero, memória e biopolítica estarão em destaque, refletindo sobre o fluxo de produção e circulação de grupos subalternizados.

Com o tema “Literatura e Linguagens: interfaces com os fenômenos culturais da contemporaneidade”, o colóquio contará com uma variedade de atividades, incluindo oficinas, palestras, comunicações orais, mesas-redondas e conferências. Será uma oportunidade ímpar para acadêmicos, pesquisadores e interessados na área ampliarem seus horizontes e compartilharem seus conhecimentos.

Com a qualidade acadêmica e a relevância dos temas propostos, o I Colóquio Internacional de Literatura e Estudos da Linguagem promete contribuir significativamente para o avanço dos estudos literários e linguísticos, além de proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios e as possibilidades da contemporaneidade.

Para participar do evento acesse o link AQUI e faça sua inscrição.

Por: Karla Almeida