Uema promove palestra sobre acessibilidade e inclusão no ambiente acadêmico

Por em 29 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Acessibilidade da Uema (NAU), Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), irá realizar nesta terça-feira (30), uma palestra com o tema “Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Superior”.

O objetivo da palestra é fornecer informações sobre como a comunidade acadêmica pode promover a inclusão e, assim, apoiar os alunos com TEA durante sua jornada no ensino superior. Além disso, a palestra também busca sensibilizar e conscientizar os participantes sobre as necessidades específicas desses alunos e promover uma cultura de respeito, aceitação e inclusão em ambientes acadêmicos e na sociedade como um todo.

O encontro irá acontecer das 14h às 16h, de forma híbrida, no auditório do Uemanet, com transmissão pelo canal do UemanetOficial

A inscrição para participar é gratuita e pode ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SigUema). Haverá emissão de certificado com carga horária de 2h para os participantes.

A palestra será ministrada pela equipe especializada do NAU e toda a comunidade acadêmica, técnicos administrativos e comunidade em geral estão convidados a  participar.

Sobre o Transtorno do Espectro Autista

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta as habilidades de comunicação, interação social, comportamento e afeta cada pessoa de maneira diferente, mas algumas das características mais comuns incluem dificuldades na comunicação, como atrasos na fala ou ausência de linguagem verbal, problemas na compreensão e uso de gestos e expressões sentidas, além de dificuldades em iniciar ou manter conversas. É importante lembrar que cada pessoa com TEA é única e pode ter suas próprias habilidades e desafios, e por isso é fundamental promover a inclusão e o respeito para as pessoas com TEA e trabalhar para criar ambientes inclusivos e acolhedores para todos.

Por: Karolynne Sodré