Uema se une a instituições de ensino da América do Sul no ‘Fórum de Universidades pela Paz’

Por em 1 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Assessoria de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Uema (ODS Uema), esteve presente na reunião do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP), que reúne uma rede de instituições de ensino superior da América do Sul, com o propósito de promover um mundo mais pacífico e sustentável.

A adesão da Uema a esse fórum reflete seu compromisso com a construção de uma cultura de paz, buscando contribuir ativamente para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível nacional e internacional.

Para a Assessoria Chefe ODS Uema Ariadne Rocha, “a paz constitui o princípio para o desenvolvimento solidário da sociedade. A cultura de paz, associada às mais diversas áreas do conhecimento, na forma do ensino, pesquisa, extensão e inovação será uma estratégia institucional para impactar nos processos formativos e ações sociais”.

Essa visão da Assessoria ODS destaca a importância de abordar a paz não apenas como um objetivo isolado, mas como um princípio fundamental que permeia todas as áreas do conhecimento e todas as atividades da universidade. A cultura de paz, portanto, torna-se uma estratégia integrada que influencia tanto a formação dos alunos quanto as práticas sociais da instituição.

O Fórum de Universidades pela Paz (FOUP), surge com objetivos amplos e fundamentais para definir e organizar lideranças integradas pelas Instituições de Ensino Superior, para o planejamento, estruturação e execução de programas e de projetos com objetivos de ação pela paz, com destaque para os seguintes eixos: Justiça e segurança da vida; Educação de qualidade; Meio ambiente, clima e energia; Inclusão social e equidade racial; Tecnologia e Infraestrutura; Saúde e Bem-estar; Desenvolvimento Socioeconômico e Trabalho; e, Sustentabilidade urbana e rural. Todos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo geral do FOUP é promover diálogos, pesquisas e ações pela paz, desvinculados de interesses político-partidários, religiosos ou ideológicos, em busca de uma sociedade mais justa e equitativa.

Dentre os objetivos específicos do fórum está a criação do Centro Avançado de Estudos sobre a Paz na América Latina, em parceria com outras instituições de ensino superior e organizações governamentais e da sociedade civil. Além disso, o FOUP busca promover eventos de disseminação de conhecimento sobre a paz, mobilizar órgãos governamentais e organizações da sociedade civil em prol da cultura de paz, e aproximar as instituições de ensino superior de agências de fomento para viabilizar recursos financeiros para projetos e pesquisas nessa área.

O funcionamento do fórum envolve a adesão das instituições signatárias, que discutirão as diretrizes para a cultura de paz, tendo como característica a inserção dos membros como protagonistas do processo, valorizando suas experiências prévias.

Voluntários desempenham um papel crucial nesse movimento, participando ativamente dos diálogos e contribuindo para a construção de programas e projetos em conjunto com o Grupo de Trabalho.

A participação da Uema nesse fórum reforça seu compromisso com valores fundamentais de paz, equidade e justiça, e sua disposição em colaborar ativamente para a construção de um mundo mais pacífico e sustentável.

Conheça os tópicos que compõem os Eixos Estruturantes e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Fórum de Universidades pela Paz e os representantes da Uema;

Eixo 1 – Justiça e Segurança da Vida – Professor Thiago Alisson Cardoso de Jesus / CCSA

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Eixo 2 – Educação de Qualidade – Professora Sannya Fernanda Nunes Rodrigues – CECEN

ODS 4 – Educação de qualidade.

Eixo 3 – Meio Ambiente, Clima e Energia – Professora Andrea Araújo do Carmo / CECEN

ODS 6 – Água potável e saneamento.

ODS 7 – Energia limpa e acessível.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

ODS 14 – Vida na água.

ODS 15 – Vida terrestre.

Eixo 5 – Tecnologia e Infraestrutura – Professor Antônio Fernando Lavareda Jacob Junior / CCT

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura.

Eixo 6 – Saúde e Bem-estar – Professora Ana Cláudia de Almeida Varão / Campus Bacabal

ODS 3 – Saúde e bem-estar.

Eixo 7 – Desenvolvimento Socioeconômico e Trabalho – Professor Itaan de Jesus Pastor Santos / CCA

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.

Eixo 8 – Sustentabilidade Urbana e Rural – Professora Ariadne Enes Rocha / CCA

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Por Elitiel Guedes, da Assessoria ODS UEMA