Vice-reitor representa Uema na V Conferência da Pessoa com Deficiência

Por em 24 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença na V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada na tarde desta quarta-feira (24), no Auditório Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEPD) com o apoio do Governo do Maranhão e coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), contou ainda com a colaboração das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Administração (Sead), além do suporte do Governo Federal, representado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A cerimônia de abertura foi presidida pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, e contou com a presença dos vice-reitores da Uema e da UFMA, professores Paulo Catunda e Leonardo Soares; do Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; do Deputado Federal Duarte Junior; do Deputado Estadual Carlos Lula; da Superintendente de Inclusão e Empregabilidade da SEMEPED, Priscila Selares (representando o Prefeito de São Luís, Eduardo Braide), além de outros representantes de órgãos governamentais.

Durante a cerimônia, ocorreu a apresentação do Plano Nacional Novo Viver Sem Limite, seguida da assinatura do Termo de Adesão do Maranhão ao Plano, reforçando o compromisso do estado em promover políticas públicas efetivas para as pessoas com deficiência.

O vice-reitor da Uema, Prof. Paulo Catunda, destacou a importância do evento e a participação da universidade, afirmando: “Este é um evento importante, onde foram tratados vários assuntos relacionados à acessibilidade. Presenciamos um debate saudável e vamos trabalhar para que se materialize em melhorias para a vida das pessoas com deficiências. Muito bom estar com o nosso governador, que abraça este projeto e busca levar melhorias para o maior número possível de municípios. É importante representar a Uema; nós temos um Núcleo de Acessibilidade, então nossa parte no debate é muito relevante. O fluxo dos alunos portadores de deficiências vai aumentar ainda mais e a universidade tem que estar cada dia mais preparada para receber estes alunos da forma mais adequada pra que eles consigam completar a graduação e seguirem suas carreiras profissionais”.

A participação ativa da Uema na conferência demonstra o comprometimento da universidade com a promoção da inclusão e acessibilidade, reafirmando seu papel como agente de transformação social e defensora dos direitos humanos.

Por: Caio Marcos
Fotos: Luis Paulo