Campus Balsas celebra o Dia da Matemática com atividades educativas e culturais

Por em 7 de maio de 2024

Na segunda-feira, 6 de maio de 2024, o Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou uma série de atividades especiais em homenagem ao Dia da Matemática. Docentes e discentes do curso de Matemática organizaram um evento único, buscando destacar a importância histórica dessa disciplina e os motivos por trás da celebração do Dia Nacional da Matemática.

O evento incluiu palestras informativas sobre a origem do Dia Nacional da Matemática e sua relevância, proporcionando aos participantes uma compreensão mais profunda do significado por trás dessa data comemorativa. Além disso, houve uma exposição de jogos matemáticos, demonstrando como essa abordagem lúdica pode ser uma metodologia eficaz para o ensino e aprendizado da matemática.

O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 6 de maio, data escolhida em homenagem ao matemático Malba Tahan, que nasceu nesse dia, em 1895. Apesar de ser comemorada informalmente há bastante tempo, ela somente foi oficialmente instituída em 26 de junho de 2013, quando a Lei n° 12.835 foi sancionada.

As atividades do evento foram concluídas com um lanche compartilhado, proporcionando um momento de confraternização e troca de ideias entre os participantes.

Essa iniciativa do Campus Balsas da Uema não apenas celebrou a importância da matemática, mas também destacou o compromisso da universidade em promover o ensino e a divulgação dessa disciplina tão fundamental para o desenvolvimento intelectual e científico da sociedade.

Por: Karla Almeida