Cerimônia de Diplomação para Bolsistas Fapema é realizada no Campus Caxias

Por em 8 de maio de 2024

Ocorreu na manhã de terça-feira, dia 7 de maio, no auditório Leôncio Magno, Campus Caxias, a segunda edição da Cerimônia de Diplomação de Mérito de Mestres e Doutores – Bolsistas Fapema (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão).

Estavam presentes o presidente da Fapema, Nordman Wall, o diretor científico da Fundação, Cristiano Capovilla, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS) do Campus Caxias, Professor Flávio Kulaif Ubaid (representando a diretora do Campus, professora Valéria Cristina), a professora Valdirene Pereira Araújo, chefe do Departamento de Pesquisa do IFMA (Instituto Federal do Maranhão), amigos e familiares dos diplomados e professores.

O presidente da Fapema falou: “A diplomação é uma forma de reconhecermos todo um trabalho de 2 e 4 anos, de profissionais que trabalharam em prol da pesquisa. O reconhecimento do mérito é isso. Eles contribuem com isso. O pesquisador, principalmente da nossa região, é um verdadeiro guerreiro. O governador Carlos Brandão acredita na Pós-Graduação. Já está provado que o estado só vai crescer economicamente se tiver mais mestres e doutores. Temos grandes perspectivas e a Fapema vem promover isso aqui. O pesquisador faz milagres com as ferramentas que tem. Ser mestre e doutor faz diferença em nível salarial, social e econômico, tornando nosso estado mais sustentável e desenvolvido. Precisamos financiar. Não é fácil fazer pesquisa. Parabéns, sejam felizes”, enfatizou.

A bolsista Francinete Sousa de Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão, disse: “Atualmente sou mestre em Biodiversidade. Acredito que isso só foi possível graças ao investimento e empenho da Fapema na minha ideia. Ela não financia projetos e sim sonhos de muitos pesquisadores com projetos que possibilitem melhores condições de vida. Ela dá visibilidade aos invisíveis, como as meninas da ciência, pois somos 50% dos contemplados com bolsas. Hoje é a fase de comemoração de nossa jornada como pesquisadores. Agradeço à Uema e ao IFMA por toda a estrutura e parceria”, ressaltou.

Cristiniano Capovilla se manifestou: “Vivemos uma era de constantes transformações, com demandas cada vez mais complexas. Nesse cenário, a educação de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) torna-se um pilar fundamental. Não são apenas títulos acadêmicos, mas investimentos estratégicos no capital humano. Profissionais com formação avançada têm a capacidade de abordar desafios complexos de maneira mais eficaz. O governo do Maranhão destinou, em 2024, por meio da Fapema, 9 milhões de reais para bolsas de mestrado e 4 milhões para as de doutorado. Estamos construindo recursos humanos de alto nível, contribuindo para o avanço do conhecimento”, destacou.

O professor Flavio Ubaid também fez uso da palavra: “Neste ano nosso Centro de Caxias completa 56 anos. Um centro histórico na formação de professores, estudantes, pesquisadores em todo o interior do Maranhão. Destaco os 10 anos de existência do PPGBAS na formação de mestres e, muito em breve, doutores, pois subimos de conceito na avaliação da CAPES e solicitamos a abertura do curso de doutorado. Esses resultados positivos são fruto de um esforço coletivo. Destaco a atuação da Fapema na formação e financiamento de nossos bolsistas, sendo uma agência fundamental para impulsionar nossas pesquisas nas suas diversas linhas de fomento. Parabenizo os bolsistas representados pelos que serão homenageados”, saudou.

Um dos diplomados foi o professor Walter Araújo, do IFMA. Ele fez doutorado em Matemática Aplicada pela UNICAMP (Universidade de Campinas) recebendo o suporte da Fapema durante 4 anos: “Foi de suma importância devido à distância. Sou imensamente grato à Fapema e IFMA pois concluí a pesquisa com êxito e voltei ao Maranhão com o título de doutor e já estamos trabalhando em pesquisas em provento a esse título”, agradeceu.

Rute Lajes Gonçalves, aluna do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão de Caxias, também foi diplomada: “Estou muito feliz pela ocorrência dessa cerimônia. É um dia de reconhecimento e realização em nossas vidas”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias