Ciclo de Palestras sobre Comunicação na Era Digital e as Ciências Sociais acontecerá no próximo dia 15

Por em 14 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Assessoria de Comunicação, dará início, no próximo dia 15 de maio, das 9h às 12h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UEMA), ao I Ciclo de Palestras Comunica Uema.

A temática abordada será “Comunicação na Era Digital: Desafios e Oportunidades para as Ciências Sociais”. A palestra de abertura tratará sobre fake news e desinformação no âmbito da sociedade tecnológica, e será ministrada pelo Prof.Dr. José Caldas Gois Junior do Departamento de Direito, Economia e Contabilidade da Uema.

O evento contará ainda com a mesa redonda “Comunicação, comunidades online e relações de poder” que será debatida pela Gerente de Marketing do Shopping da Ilha, Carol Berger, pelo Superintendente de Comunicação e docente da UFMA, Pablo Monteiro e pela Assessora de Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Isabela Carolina. A mediação da mesa redonda será feita pela Comunicóloga (Uema) e Professora (UFMA), Walline Alves Guimarães.

O I Ciclo de Palestras Comunica Uema marca o início de uma série de ações formativas alusivas aos 30 anos da Assessoria de Comunicação da Instituição. Ao longo do ano, iremos conectar profissionais e gestores de Comunicação, e áreas afins, de diversas instituições públicas, empresas privadas e meios de comunicação, a fim de estreitar os laços da Universidade com a sociedade e de contribuir para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, capazes de se comunicar de forma eficaz, estratégica e responsável, promovendo o diálogo intercultural e a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Para o Assessor de Comunicação da Uema, Lucas Vieira, estamos em um mundo cada vez mais conectado e veloz, por isso, a comunicação se destaca como a pedra angular do sucesso, tanto na vida pessoal quanto profissional. “O ecossistema comunicativo é dinâmico e marca a vida nas sociedades contemporâneas. Dominar a arte da comunicação de forma eficaz é essencial para navegar pelos desafios e oportunidades do século XXI”, pontuou Vieira.

O evento, que tem apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), é gratuito, aberto ao público geral e terá certificado de participação.

Inscreva-se aqui.

Conheça mais sobre os participantes do I Ciclo de Palestras Comunica Uema

José Caldas Gois Junior

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialização em Magistério Superior, pelo Centro Universitário do Maranhão(CEUMA), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) e Doutorado em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Professor universitário, pesquisador e advogado. Pesquisador na área do Direito de Informática é atualmente Conselheiro do IBDI – Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa em Direito de Informática. É autor dos livros Direito na Era das Redes a liberdade e o delito no ciberespaço e Cidadão Pixel, além de diversas outras publicações em coletânea.

Carol Berger

Possui mestrado em Comunicação Social e Pós-graduações Latu Sensu em Comunicação e Marketing, Marketing Digital, Gestão Comercial & Inteligência de Mercado e Gestão de Negócios e Controladoria.

Profissional experiente e altamente qualificada no campo da comunicação e marketing. Com uma vasta experiência de 24 anos em diversos segmentos, incluindo agências de propaganda, varejo, energia e shopping centers. Possui conhecimento e habilidades em marketing, comportamento do consumidor e gestão de negócios. Atualmente, ela exerce o cargo de gerente de marketing no Shopping da Ilha, dentro do Grupo Sá Cavalcante, onde contribui com sua expertise para o sucesso do empreendimento.

Pablo Monteiro

Docente do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Doutor em Mídia e Tecnologia (UNESP). Professor permanente do Mestrado em Comunicação (PPGCOMPro/UFMA). Superintendente de Comunicação da UFMA. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: Relações Públicas, Gestão Estratégica da Comunicação, Comunicação Digital, Comunicação e Diversidade nas Organizações.

Isabela Carolina Silva

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, com mais de oito anos de experiência em Assessoria de Comunicação/Marketing. Dedicação voltada para o dinâmico cenário das assessorias, especialmente no segmento digital. Nos últimos anos, concentrou sua atuação na Comunicação Pública, liderando equipes e estratégias de comunicação no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão.

Walline Alves Guimarães

Doutoranda em Educação na Universidade Lusófona, Portugal, com campo de pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação. Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com área de pesquisa em Comunicação e Cultura Digital. Graduada em Comunicação Social pela UFMA. Investigadora (membro associado) do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) em Portugal. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE/UFMA). Professora Substituta do Departamento de Comunicação Social (UFMA). É docente de cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres nas áreas de Comunicação, Marketing, Cultura e Educação.