Egressos de Matemática do Programa Ensinar publicam artigos em periódicos conceituados

Por em 8 de maio de 2024

Egressos do Curso de Matemática do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão publicaram artigos em periódicos conceituados. As publicações foram frutos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de cada um.

Para a orientadora dos artigos, Profa. Dra. Rayane de Jesus Santos Melo, essas publicações dos alunos demonstram o esforço, a dedicação, o comprometimento e as suas potencialidades. “Reforça que os estudos por eles desenvolvidos têm qualidade e que apresentam contribuições para o meio acadêmico-científico. Tal resultado é de grande importância para a formação de cada um, pois solidifica todo esforço empreendido, enaltece suas competências e abre caminhos para saltos futuros na vida acadêmica e profissional. As publicações frutos de TCC ou de outros trabalhos, também, incentiva os licenciandos a seguirem os estudos e idealizar novas metas e objetivos para suas vidas profissionais”, disse ela.

O primeiro artigo intitulado “NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: um olhar para dificuldades e métodos de ensino utilizados nos Anos Finais do Ensino Fundamental” tem como autora Marisa Pereira de Abreu, com a orientação dos professores Rayane de Jesus Santos Melo e Mauro Guterres Barbosa, sendo publicado na Ensino em Re-vista, com Qualis A3.

O artigo foi resultado do TCC da egressa, defendido em 2022, que é do Polo Itapecuru Mirim. O objetivo foi analisar as dificuldades enfrentadas em sala de aula pelos professores que ensinam matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e investigar os métodos de ensino por eles utilizados, observando se estes estimulam e despertam no aluno o desejo e o interesse em estudar matemática.

De acordo com Marisa, essa publicação foi de grande relevância para sua vida profissional e pessoal. “Durante a elaboração e redação da pesquisa passei por momentos significativos, a partir das etapas de observação; análise dos relatos dos professores sobre as dificuldades enfrentadas no processo de ensino de matemática e dos métodos de ensino por eles utilizados em sala de aula; e escrita de experiências exitosas. Todas as fases da pesquisa contribuíram para ampliação dos meus conhecimentos e ficarão sempre em minha memória como momentos importantíssimos”, ressaltou ela.

Acesse a publicação AQUI.

O segundo artigo teve como tema “O ensino de porcentagem por meio da modelagem matemática: uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental”, de autoria de Débora Francine Farias Silva, com a orientação dos professores Rayane de Jesus Santos Melo e Mauro Guterres Barbosa. Foi publicado na Revista Cuadernos de Educación y Desarrollo, de Qualis A4.

A egressa, que é do Polo Itapecuru Mirim, apresentou no artigo, uma proposta pedagógica para o ensino de porcentagem no 7º ano do Ensino Fundamental por meio da Modelagem Matemática, considerada uma metodologia de ensino que possibilita a diminuição da distância entre o que se estuda na matemática e a realidade do estudante.

A ideia é que ao apresentar uma proposta pedagógica com uso da modelagem matemática para o ensino de porcentagem isso poderá incentivar os professores a adotar essa metodologia em sala de aula, possibilitando aos estudantes a compreender e interpretar melhor os problemas matemáticos.

Débora ressaltou que a pesquisa e produção científica foi de extrema importância, pois possibilitou aliar e potencializar os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao longo do curso, abrindo caminhos e possibilidades de formação. “Em todo o processo de pesquisa e produção muitas trocas aconteceram e contribuíram para a construção de uma proposta pedagógica para além do formal, desde a etapa de elaboração até a apresentação dos resultados. Produzir sobre uma temática pouco estudada é uma forma de contribuição para o preenchimento de lacunas na produção acadêmica e cientifica”, frisou.

Acesse a publicação AQUI.

O terceiro e último artigo intitulado “Ensino das operações com números inteiros por meio de atividades lúdicas” foi publicado na Revista ENSINO & MULTIDISCIPLINARIDADE da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com Qualis B2, e tem como autores Aline Maria Silva dos Santos, Flávia Brito Viegas Protasio, José Domingos da Conceição Martins, com a orientação da Profa.Rayane de Jesus Santos Melo. Ambos são do Polo Anajatuba.

O artigo analisou a implementação de uma proposta pedagógica com o uso de atividades lúdicas para o ensino das operações com números inteiros e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. O estudo levou a conclusão de que as atividades lúdicas podem trazer importantes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática ao tornar a aula mais dinâmica e prazerosa, assim como também estimular a participação e o envolvimento dos alunos.

Para a egressa Flávia Brito, da produção do TCC até a escrita deste artigo foi um período de muito aprendizado. Sobre a aprovação e publicação do artigo ela destacou que foi uma grande realização. “Acreditamos que nosso estudo pode ser de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, na qual buscamos revelar as contribuições de atividade lúdicas em sala de aula, quebrando “pré-conceitos” que ainda existem de que o professor de matemática deve utilizar apenas quadro branco e pincel. Ressaltamos e defendemos que nós professores que ensinamos matemática possuímos diversas metodologias, recursos e estratégias que podem ser usados no processo de ensino e aprendizagem”, realçou ela.

Por: Paula Lima